quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Projetos didáticos


 O trabalho com projetos é uma proposta que visa proporcionar um ambiente favorável ao saber , além de torná-lo contextualizado, onde os alunos sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar  o que é de seu interesse no convívio social.
Na unidade 6 trabalhamos com projeto didáticos.Apresentamos aos professore uma sugestão dada pela formadora  Maria Aparecida através da Estória dos Três Atos  e confusão dos Três Atos . Todos
 apoiaram a ideia e, coletivamente, a partir da História montaram o projeto para apresentar aos alunos que também darão suas contribuições na elaboração e execução das atividades.
A proposta a seguir trata-se de um projeto com uma  sequência de atividades elaboradas por todos os professores do município de Licínio de Almeida.
Foi escolhido o Tema:  Respeito à diversidade: uma lição com os animais e, por se tratar do mesmo tema, resolvemos compilar todos as atividades num só projeto. Dessa forma contemplaremos uma atividade de alguns professores que elaboraram o trabalho.
            Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importância do trabalho em equipe que fortalece de forma significativa a aprendizagem das crianças com  o desenvolvimento de um trabalho voltado para a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los quando precisarem e também podem aprender em parceria respeitando as diversidades de cada um.

Escolas Municipais de Licínio de Almeida-BA.
Professores: Almerita, Ana  Santana, Ana Silva, Alda, Alexandra, Airá, Aldo, Antonia, Adelina, Ana do Carmo, Eni, Euvaide Aparecida, Fabiana Claudines, Joana Dárc, Lindinalva, Luciene, Mariatelma, Marinês, Marizete, Sandra, Sílvia, Isaura, José, Kátia, Maria, Maria Lima, Maria da Glória, Marivano, Marieta, Mirian, Nilzete, Rose Mary, Raquel, Rita de Cássia, Solange.
professores do Pacto Nacional de Licínio de Almeida


PROJETO DIDÁTICO
Tema:  Respeito à diversidade: uma lição com os animais
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, geografia, História e Artes.
Tempo estimado: 30 dias
Público alvo: Alunos do 1º, 2º, 3º e  educação do campo.
Justificativa:
A  História dos 3 atos foi o ponto de partida para um estudo sobre as diferentes espécies de animais,bem como o respeito ao outro no que se refere às diferenças,pois convivemos em uma sociedade onde cada um deve respeitar a singularidade do outro. Nele, o professor poderá trabalhar a diversidade de situações que vive cada espécie de animal e com eles,através da lição que um dos personagens transmite, trabalhar com os alunos a diversidade e heterogeneidade do ser humano na sociedade.  
         Os animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias, por todos os lugares da vida por onde andam, levando a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O projeto leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza.
Com esse projeto, o professor pode explorar a necessidade da adoção de um animal doméstico, para que ele tenha uma vida saudável, com cuidados especiais na sua saúde, alimentação e abrigo e respeitar a maneira de cada um ser.
Objetivos gerais:
·         Discutir e vivenciar atitudes da convivência com as diferenças através da história dos 3 atos e desenvolver consciência fonológica através da ludicidade.
·         Conhecer diversas espécies de animais, não somente o da história, mas também outros selvagens e domésticos.
·         Reconhecer que os animais são seres vivos, respeitando valorizando e protegendo-os.
Objetivos específicos:
·         Identificar informações explícitas no texto e fazer inferências.
·         Desenvolver a habilidade através da dobradura.
·         Reconhecer a importância dos animais na biodiversidade do planeta.
·          Resolver sentenças matemáticas.
·         Classificação dos animais vertebrados e invertebrados.
·         Saber distinguir selvagens de domésticos.
·         Saber identificar úteis de nocivos.
·         Reconhecer as utilidades dos animais para os seres humanos.
·         Conhecer as diversidades entre os animais como:locais onde vivem,( habitat) sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie.
Desenvolvimento:
O trabalho deverá ser desenvolvido através de atividades que satisfaçam os objetivos acima descritos em comunhão com os objetivos do Currículo, abaixo discriminados.
De que modo aprenderemos?
  1. Desenvolvendo a linguagem e enriquecendo o vocabulário.
  2. Desenvolvendo a criatividade.
  3. Desenvolvendo a expressão corporal e a coordenação motora.
  4. Desenvolvendo a percepção dos 5 sentidos: visão, audição,tato ,paladar e odor.
  5. Desenvolvendo o pensamento lógico, construindo conceitos matemáticos: maior e menor, alto e baixo, igual e diferente, número, classificação e sequenciação.
  6. Conhecendo as diferentes cores.
  7. Identificando diferentes texturas.
  8. Construindo  texto coletivo.
10.Distinguindo as diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas.
11. Identificando e imitando sons dos animais.
Recursos:
·         Livros
·         Lápis de cor
·         Caderno
·         Papel ( madeira, ofício, )
·         Cartazes
·         Máscaras
·         Roupas  ( túnicas)
·         Animais de estimação.
Metodologia: Todo projeto será  trabalhado através de histórias, estruturação de palavras ,produção de frases, textos,  poesias,desenhos , recortes, dobraduras,leitura compartilhada,exercício de matemática, ciências ,língua portuguesa,geografia,música ,expressão corporal, contato com pequenos animais.
1º momento:
    Fazer a leitura da história os TRÊS ATOS pela professora, em seguida será feita a  apresentação da história pelas alunas seguindo o passo a passo da história como se pode observar nas fotos a seguir.

A partir da história, o professor faz um levantamento com a turma dos três personagens que aparecem na história.
A cada personagem dito pelas crianças, o professor apresenta um cartaz, já preparado anteriormente, com o nome de cada personagem:
RATO     GATO     PATO


2º momento:       
                     Após a apresentação da história,  fazer com os alunos as dobraduras do gato ,do rato e do pato.Um excelente momento para se trabalhar Arte na escola.



Leitura  de um texto poético animais domésticos e animais selvagens “  DÚVIDA “  , Após a leitura será feita a exploração oral,  escrita e a construção de um painel com os desenhos produzidos pelos alunos.; Conversa informal com os alunos,
·         Vocês têm animais em casa?
·         Quais os cuidados com esses animais?
·         Qualquer animal pode ser criado em casa?
·         O leão, por exemplo, por que não pode ser criado em casa?
·         Esses animais moram na floresta, na selva. Quem sabe como eles são chamados?
·         Em seguida fiz uma lista ,na lousa ,dos animais encontrados pelos alunos .
·         Copiaram fizeram separação de sílabas. Quantidade de letras, sílabas etc.


4º momento ( Matemática Coletar informações através das medidas e duração de vida e peso dos animais referidos, utilizando tabela e gráfico. 
Culminância:
 Chá literário com teatro e exposição dos trabalhos realizados. 
Avaliação: 
Durante a aplicação do projeto os alunos participarão de todas as atividades de forma adequada 
quanto ao comportamento, nos trabalhos desenvolvidos, no relacionamento com o professor e 
colegas, quanta a capacidade de cooperação, interesse, e envolvimento de todas as atividades. 

Segue em anexo as fotos de algumas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Atividade
1º) Vamos brincar com as palavras:
·         Como transformar um:
Sapato em pato____________________________________
Gavião em avião___________________________________
Mala em vala______________________________________
Dado em lado______________________________________
Vaca em lata_______________________________________
Bola em cola_______________________________________
Pente em dente_____________________________________
Fonte em ponte_____________________________________
Serpente em pente__________________________________
2º) A história que ouvimos tem 3 atos e as palavras abaixo possuem quantas sílabas?
Gato________________
Rato________________
Arranha_____________
Terceiro_____________
Pé_________________
Procura_____________
Teto________________
Rio_________________
Engole______________
Prefere______________
Esconde_____________
Nada________________
Passeia______________
Susto________________
3º)Quanta confusão!

·         Retire um R da palavra em destaque e complete as frases abaixo:
a)    O gato pulou o_____________________(murro)
b)    Mamãe comprou um vestido___________________( carro)
c)    Eu____________com a vovó. ( morro)
d)    O bebê fez______________________( carreta)
4º) Acrescente um R  nas palavras e descubra o segredo. Siga o exemplo:
a)    Faca= fraca
b)    Mata___________________
c)    Pato___________________
d)    Bota___________________
e)    Gata___________________
f)     Gama__________________
g)    Gude__________________

MATEMÁTICA:
·        Números ordinais até 30.

Vamos ler mais uma vez a HISTÓRIA EM TRÊS ATOS?


POR DENTRO DA ESTÓRIA:
1º) Em que ato o gato vê o pato, tem o susto e cai o g?
__________________________________________________________
2º) O que aconteceu com o gato no 2º ato?
__________________________________________________________
3º) Onde estavam o pato e o gato no terceiro ato?
__________________________________________________________


GEOGRAFIA:
·         Do campo a nossa mesa.
Vamos ler mais uma vez o que aconteceu no terceiro ato da nossa história.



Atividades
1º)Por que o gato virou rato?
______________________________________________________________________________________________________________________________
2º) O que o gato fez com a letra R?
______________________________________________________________________________________________________________________________
3º) E você, o que gosta de comer?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Quais alimentos você e sua família consomem que são industrializados?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) Faça uma lista de produtos agrícolas que as pessoas costumam consumir IN NATURA:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
6º)Ícaro Cauã observou que vários produtos passam pela indústria antes de chegar ao comércio. Correlacione e vejam quais são os produtos que podemos obter através das seguintes matérias-primas:
( 1 ) algodão              (    ) açúcar
( 2 ) cana-de-açúcar   (    ) biscoito           
( 3 ) leite                   (    ) cadeira
( 4 ) madeira             (    ) fubá
( 5 ) milho                 (    ) macarrão
( 6 ) trigo                  (    ) manteiga
                                (    ) mesa
                                (    ) rapadura

  Receita de pato no tucupi

INGREDIENTES
3
·          pato grande
·         3 cebolas pequenas, cortadas em rodelas
·         4 dentes de alho
·         100 g de bacon em fatias
·         5 tomates maduros (opcional)
·         1/3 de xícara de chá de vinagre
·         1 folha de louro picado
·         1/2 colher de café de cominho e pimenta do reino
·         1 xícara de chá de óleo
·         1 maço de jambu (ou agrião)
·         1 litro de tucupi
·         12 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada
·         Sal a gosto
MODO DE PREPARO
1.    Limpe muito bem o pato
2.    A seguir, fure-o ligeiramente com um garfo e tempere com alho socado, sal, louro, pimenta do reino, cominho e vinagre
3.    Deixe tomar gosto de um dia para o outro
4.    Após este tempo, cubra o pato com fatias de bacon, coloque-o numa assadeira, arrume por cima as fatias de cebola e tomate
5.    Regue com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e macio
6.    Retire, corte-o em pedaços e deixe no próprio molho
7.    Limpe o jambu, lave e pique (conserve os talos para dar mais gosto), ferva o tucupi com 2 dentes de alho previamente socados, por mais ou menos 15 minutos
8.    Se usar agrião, não se deve ferver
9.    Adicione os pedaços do pato no molho e deixe ferver por 20 minutos
10. Na hora de servir, coloque em cada prato 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, arrume por cima 1 ou 2 pedaços de pato e despeje bastante molho (bem quente)
11. O molho misturado com a farinha formará uma espécie de pirão
Para fazer o molho do tucupi:
1.    Rale a mandioca, esprema o caldo e coloque para cozinhar com bastante alho
2.    Depois de frio engarrafe
3.    Uma boa opção para se fazer com tucupi é o famoso tacacá
4.    Ferva um litro de tucupi com um galho de jambu e três pimentas malaguetas
5.    Faça uma massa bem espessa com meio quilo de polvilho e água
6.    Misture meio quilo de camarões secos e sirva com molho de tucupi por cima, quente.
Atividade:
1º) Pesquise com ajuda de uma adulto:

·         De que estado brasileiro pertence o prato típico citado na receita?
·         Qual região pertence?
·         Quais os outros estados brasileiros que compõem a região norte?
·         Escreva...
·         01 lenda dessa região.
·         Outro prato típico.
·         Uma música.
·         E outros itens que julgar necessário!














          
O próximo projeto que contempla a leitura e produção textual foi elaborado logo no inicio do ano letivo,achamos conveniente apresentá-lo, pois é um riquíssimo trabalho que não pode deixar de ser contemplado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário