O trabalho com projetos é uma proposta que visa proporcionar um ambiente favorável ao saber , além de torná-lo contextualizado, onde os alunos sintam-se
valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar o que é de seu interesse no convívio social.
Na unidade 6 trabalhamos com projeto didáticos.Apresentamos aos professore uma sugestão dada pela formadora Maria Aparecida através da Estória dos Três Atos e confusão dos Três Atos . Todos
apoiaram a ideia e, coletivamente, a partir da História montaram o projeto para apresentar aos alunos que também darão suas contribuições na elaboração e execução das atividades.
A
proposta a seguir trata-se de um projeto com uma sequência de atividades elaboradas por todos
os professores do município de Licínio de Almeida.
Foi escolhido o Tema: Respeito à diversidade: uma lição com os animais e, por se tratar do mesmo tema, resolvemos compilar todos as atividades num só projeto. Dessa forma contemplaremos uma atividade de alguns professores que elaboraram o trabalho.
Foi escolhido o Tema: Respeito à diversidade: uma lição com os animais e, por se tratar do mesmo tema, resolvemos compilar todos as atividades num só projeto. Dessa forma contemplaremos uma atividade de alguns professores que elaboraram o trabalho.
Vale ressaltar, desta forma, a
necessidade e a importância do trabalho em equipe que fortalece de forma
significativa a aprendizagem das crianças com
o desenvolvimento de um trabalho voltado para a diversidade textual na
escola, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos
textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais.
Assim, com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e
produzi-los quando precisarem e também podem aprender em parceria respeitando
as diversidades de cada um.
Escolas
Municipais de Licínio de Almeida-BA.
Professores: Almerita, Ana Santana, Ana Silva,
Alda, Alexandra, Airá, Aldo, Antonia, Adelina, Ana do Carmo, Eni,
Euvaide Aparecida, Fabiana
Claudines, Joana Dárc, Lindinalva, Luciene, Mariatelma, Marinês, Marizete, Sandra, Sílvia, Isaura, José, Kátia, Maria, Maria Lima, Maria da Glória, Marivano, Marieta, Mirian, Nilzete, Rose Mary, Raquel, Rita de Cássia, Solange.
professores do Pacto Nacional de Licínio de Almeida |
PROJETO
DIDÁTICO
Tema: Respeito à diversidade: uma lição com os
animais
Componentes curriculares: Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, geografia, História e Artes.
Tempo estimado: 30 dias
Público alvo: Alunos do
1º, 2º, 3º e educação do campo.
Justificativa:
A História dos 3 atos foi o ponto de partida
para um estudo sobre as diferentes espécies de animais,bem como o respeito ao
outro no que se refere às diferenças,pois convivemos em uma sociedade onde cada
um deve respeitar a singularidade do outro. Nele, o professor poderá trabalhar
a diversidade de situações que vive cada espécie de animal e com eles,através
da lição que um dos personagens transmite, trabalhar com os alunos a
diversidade e heterogeneidade do ser humano na sociedade.
Os
animais têm uma grande importância no mundo cotidiano das crianças, pela sua
presença através de histórias, por todos os lugares da vida por onde andam,
levando a criança a possuir um caráter de identificação de suas vivências
pessoais e sociais. O projeto leva à aprendizagem do conhecimento ao respeito
com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o
homem, como componentes da Natureza.
Com esse projeto, o professor
pode explorar a necessidade da adoção de um animal doméstico, para que ele
tenha uma vida saudável, com cuidados especiais na sua saúde, alimentação e
abrigo e respeitar a maneira de cada um ser.
Objetivos gerais:
·
Discutir e vivenciar atitudes da
convivência com as diferenças através da história dos 3 atos e desenvolver consciência
fonológica através da ludicidade.
·
Conhecer diversas espécies de animais,
não somente o da história, mas também outros selvagens e domésticos.
·
Reconhecer que os animais são seres
vivos, respeitando valorizando e protegendo-os.
Objetivos específicos:
·
Identificar informações explícitas no
texto e fazer inferências.
·
Desenvolver a habilidade através da
dobradura.
·
Reconhecer a importância dos animais na
biodiversidade do planeta.
·
Resolver sentenças matemáticas.
·
Classificação dos animais vertebrados e
invertebrados.
·
Saber distinguir selvagens de
domésticos.
·
Saber identificar úteis de nocivos.
·
Reconhecer as utilidades dos animais
para os seres humanos.
·
Conhecer as diversidades entre os
animais como:locais onde vivem,( habitat) sua alimentação, seus hábitos e
outras peculiaridades relativas a cada espécie.
Desenvolvimento:
O trabalho deverá ser desenvolvido através de
atividades que satisfaçam os objetivos acima descritos em comunhão com os
objetivos do Currículo, abaixo discriminados.
De que modo aprenderemos?
- Desenvolvendo a linguagem e enriquecendo o vocabulário.
- Desenvolvendo a criatividade.
- Desenvolvendo a expressão corporal e a coordenação motora.
- Desenvolvendo a percepção dos 5 sentidos: visão, audição,tato ,paladar e odor.
- Desenvolvendo o pensamento lógico, construindo conceitos matemáticos: maior e menor, alto e baixo, igual e diferente, número, classificação e sequenciação.
- Conhecendo as diferentes cores.
- Identificando diferentes texturas.
- Construindo texto coletivo.
10.Distinguindo
as diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas.
11.
Identificando e imitando sons dos animais.
Recursos:
·
Livros
·
Lápis
de cor
·
Caderno
·
Papel
( madeira, ofício, )
·
Cartazes
·
Máscaras
·
Roupas ( túnicas)
·
Animais
de estimação.
Metodologia: Todo projeto será trabalhado através de histórias, estruturação
de palavras ,produção de frases, textos,
poesias,desenhos , recortes, dobraduras,leitura compartilhada,exercício
de matemática, ciências ,língua portuguesa,geografia,música ,expressão corporal,
contato com pequenos animais.
1º momento:
Fazer a leitura da história os TRÊS ATOS pela professora, em seguida
será feita a apresentação da história
pelas alunas seguindo o passo a passo da história como se pode observar nas
fotos a seguir.
A partir da
história, o professor faz um levantamento com a turma dos três personagens que
aparecem na história.
A cada personagem dito pelas
crianças, o professor apresenta um cartaz, já preparado anteriormente, com o
nome de cada personagem:
RATO GATO PATO
2º momento:
Após a apresentação da
história, fazer com os alunos as
dobraduras do gato ,do rato e do pato.Um excelente momento para se trabalhar
Arte na escola.
Leitura
de um texto poético animais domésticos e animais selvagens “ DÚVIDA “
, Após a leitura será feita a exploração oral, escrita e a construção de um painel com os
desenhos produzidos pelos alunos.; Conversa informal com os alunos,
·
Vocês
têm animais em casa?
·
Quais
os cuidados com esses animais?
·
Qualquer
animal pode ser criado em casa?
·
O
leão, por exemplo, por que não pode ser criado em casa?
·
Esses
animais moram na floresta, na selva. Quem sabe como eles são chamados?
·
Em
seguida fiz uma lista ,na lousa ,dos animais encontrados pelos alunos .
·
Copiaram
fizeram separação de sílabas. Quantidade de letras, sílabas etc.
4º momento (
Matemática Coletar informações
através das medidas e duração de vida e peso dos animais referidos, utilizando
tabela e gráfico.
Culminância:
Chá literário
com teatro e exposição dos trabalhos realizados.
Avaliação:
Durante a
aplicação do projeto os alunos participarão de todas as atividades de forma
adequada
quanto ao comportamento, nos trabalhos desenvolvidos, no relacionamento
com o professor e
colegas, quanta a capacidade de cooperação, interesse, e
envolvimento de todas as atividades.
Segue em anexo as fotos de algumas
atividades desenvolvidas em sala de aula.
Atividade
1º)
Vamos brincar com as palavras:
·
Como transformar um:
Sapato
em pato____________________________________
Gavião
em avião___________________________________
Mala
em vala______________________________________
Dado
em lado______________________________________
Vaca
em lata_______________________________________
Bola
em cola_______________________________________
Pente
em dente_____________________________________
Fonte
em ponte_____________________________________
Serpente
em pente__________________________________
2º)
A história que ouvimos tem 3 atos e as palavras abaixo possuem quantas sílabas?
Gato________________
Rato________________
Arranha_____________
Terceiro_____________
Pé_________________
Procura_____________
Teto________________
Rio_________________
Engole______________
Prefere______________
Esconde_____________
Nada________________
Passeia______________
Susto________________
3º)Quanta
confusão!
·
Retire um R da palavra em destaque e complete
as frases abaixo:
a) O
gato pulou o_____________________(murro)
b) Mamãe
comprou um vestido___________________( carro)
c) Eu____________com
a vovó. ( morro)
d) O
bebê fez______________________( carreta)
4º)
Acrescente um R nas palavras e descubra
o segredo. Siga o exemplo:
a) Faca=
fraca
b) Mata___________________
c) Pato___________________
d) Bota___________________
e) Gata___________________
f) Gama__________________
g) Gude__________________
MATEMÁTICA:
·
Números ordinais até 30.
Vamos
ler mais uma vez a HISTÓRIA EM TRÊS ATOS?
POR DENTRO DA ESTÓRIA:
1º)
Em que ato o gato vê o pato, tem o susto e cai o g?
__________________________________________________________
2º)
O que aconteceu com o gato no 2º ato?
__________________________________________________________
3º)
Onde estavam o pato e o gato no terceiro ato?
__________________________________________________________
GEOGRAFIA:
·
Do campo a nossa mesa.
Vamos
ler mais uma vez o que aconteceu no terceiro ato da nossa história.
Atividades
1º)Por
que o gato virou rato?
______________________________________________________________________________________________________________________________
2º)
O que o gato fez com a letra R?
______________________________________________________________________________________________________________________________
3º)
E você, o que gosta de comer?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º)
Quais alimentos você e sua família consomem que são industrializados?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º)
Faça uma lista de produtos agrícolas que as pessoas costumam consumir IN
NATURA:
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
_____________________________
6º)Ícaro Cauã observou que vários produtos passam pela indústria
antes de chegar ao comércio. Correlacione e vejam quais são os produtos que
podemos obter através das seguintes matérias-primas:
( 1 )
algodão
( ) açúcar
( 2 ) cana-de-açúcar ( ) biscoito
( 3 )
leite
( ) cadeira
( 4 ) madeira
( ) fubá
( 5 ) milho
( ) macarrão
( 6 ) trigo
( ) manteiga
( ) mesa
( ) rapadura
Receita de pato no tucupi
INGREDIENTES
3
·
pato grande
·
3 cebolas pequenas,
cortadas em rodelas
·
4 dentes de alho
·
100 g de bacon em
fatias
·
5 tomates maduros
(opcional)
·
1/3 de xícara de chá
de vinagre
·
1 folha de louro
picado
·
1/2 colher de café de
cominho e pimenta do reino
·
1 xícara de chá de
óleo
·
1 maço de jambu (ou
agrião)
·
1 litro de tucupi
·
12 colheres de sopa de
farinha de mandioca torrada
·
Sal a gosto
MODO
DE PREPARO
1.
Limpe
muito bem o pato
2. A seguir, fure-o ligeiramente com um garfo e
tempere com alho socado, sal, louro, pimenta do reino, cominho e vinagre
3.
Deixe
tomar gosto de um dia para o outro
4. Após este tempo, cubra o pato com fatias de
bacon, coloque-o numa assadeira, arrume por cima as fatias de cebola e tomate
5.
Regue
com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e
macio
6. Retire, corte-o em pedaços e deixe no próprio
molho
7.
Limpe
o jambu, lave e pique (conserve os talos para dar mais gosto), ferva o tucupi
com 2 dentes de alho previamente socados, por mais ou menos 15 minutos
8. Se usar agrião, não se deve ferver
9.
Adicione
os pedaços do pato no molho e deixe ferver por 20 minutos
10. Na hora de servir, coloque em cada prato 2
colheres de sopa de farinha de mandioca, arrume por cima 1 ou 2 pedaços de pato
e despeje bastante molho (bem quente)
11. O molho misturado com a farinha formará uma
espécie de pirão
Para fazer o molho do
tucupi:
1.
Rale
a mandioca, esprema o caldo e coloque para cozinhar com bastante alho
2. Depois de frio engarrafe
3.
Uma
boa opção para se fazer com tucupi é o famoso tacacá
4. Ferva um litro de tucupi com um galho de jambu
e três pimentas malaguetas
5.
Faça
uma massa bem espessa com meio quilo de polvilho e água
6.
Misture
meio quilo de camarões secos e sirva com molho de tucupi por cima, quente.
Atividade:
1º) Pesquise com ajuda
de uma adulto:
·
De que
estado brasileiro pertence o prato típico citado na receita?
·
Qual
região pertence?
·
Quais os
outros estados brasileiros que compõem a região norte?
·
Escreva...
·
01 lenda
dessa região.
·
Outro
prato típico.
·
Uma
música.
·
E outros
itens que julgar necessário!
O próximo projeto que contempla a leitura e produção textual foi elaborado logo no inicio do ano letivo,achamos conveniente apresentá-lo, pois é um riquíssimo trabalho que não pode deixar de ser contemplado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário