Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Município: Licínio de Almeida-BA.
Prof.ª: Ana Silva Moreira
Orientadora Educacional: Izabel Santana
Orientadora Educacional: Izabel Santana
Relato de
sequência didática Trabalhando o Folclore Brasileiro.
1º Dia:
Foi feita a
apresentação o cartaz “Mural
Folclórico”, fazendo a antecipação do conteúdo
apresentado através do título e das ilustrações no mesmo, onde foi possível
observar o conhecimento prévio
dos alunos sobre tema abordado,
após as discussões fizemos a exploração
do cartaz, explicando o que o folclore representa e como é manifesto na nossa
cultura brasileira. Foi também explicado aos alunos que ao longo de 7 aulas
eles iriam conhecer um pouco mais sobre os gêneros apresentados em cada ala e
que neste dia iríamos começar com as lendas , um gênero textual que são
narrativas de acontecimentos misteriosos
ou sobrenaturais misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos ,
transmitidos escrito ou oralmente pelas
pessoas de geração em geração. Então apresentei para a turma várias lendas: O
Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula- sem- cabeça, O Negrinho do Pastoreio, O
Boto cor de rosa; e depois foi feita a leitura
da lenda do Lobisomem , a mais conhecida da região em seguida pedi que se algum aluno soubesse, contasse também uma lenda para a turma e todos queriam contar
a lenda que conheciam.
E no final pedi que com a ajuda de uma pessoa
mais velha da casa pesquisasse em livros, internet, colasse ou registrasse uma lenda que
conhecesse e trouxesse para a classe.
· 2º Dia: Lenda e Parlenda
Retomamos o momento anterior com a apresentação das lendas que os alunos
trouxeram. E como havia dito iríamos
trabalhar a cada dia uma manifestação da
nossa cultura , então apresentei para a turma um cartaz com a parlenda “ Cadê o
toucinho “ ; antes da leitura do cartaz , expliquei que
este gênero textual são ditos ou rimas , com ou sem música, usados pelas
pessoas para ensinar e divertir . Em seguida coloquei o CD com a parlenda para que as crianças ouvissem e depois fizemos
a leitura do cartaz apontando as palavras , foi feito também uma interpretação oral do texto e formação
de duplas para recitar a parlenda ou outras que soubessem
. Foi muito divertido todos queriam ir à frente; esta é uma forma
dinâmica e prazerosa de memorização e
declamação, o que contribui na habilidade oral da criança.
Pedi que em casa colassem ou registrassem
juntamente com o pai ou a mãe uma parlenda
de sua preferência e trouxesse para a classe.
· 3º Dia: Parlenda e Trava-Língua
Iniciamos com uma roda de leitura feita pelos alunos das parlendas
registradas em casa e demos continuidade ao gêneros seguinte , onde
apresentei um trava-língua para a turma fazendo a leitura com entonação e
velocidade, depois expliquei que esse tipo de texto também são parlendas
baseadas em versos, palavras , que, cuja repetição rápida provoca alterações
nas palavras ; Em seguida pedi que dissessem alguns trava-línguas que soubessem
e fui registrando na lousa ,nesse entusiasmo propus um duelo entre eles para ver quem seria capaz de falar o texto
com rapidez sem travar a língua, foi muito divertido , alguns conseguiam,
outros não.
Pedi para em casa
registrar dois trava-línguas e trazer
para a aula seguinte.
· 4º
Dia: Trava - língua e adivinhas
Após a leitura dos
trava- línguas, apresentei algumas adivinhas para a turma e li outras do livro
Turma da Mônica – Folclore Brasileiro de Mauricio de Sousa; em seguida convidei
os alunos para o jogo da Batalha Naval com adivinhas, expliquei as regras do jogo
e fiz a divisão dos grupos para a realização do mesmo, o que levou-os a exercitar o
raciocínio de forma bem divertida .
Solicitei também
que em casa juntamente com alguém da
família registrasse duas adivinhas e trouxessem para a classe.
·
5º
Dia: Adivinha e provérbios:
Na
roda de leitura foi realizada a leitura das adivinhas e logo em seguida leitura
de provérbios, neste momento li para a turma alguns provérbios do livro “Turma
da Mônica - Folclore Brasileiro” de Maurício
de Sousa. Pedir para que falassem alguns provérbios que soubessem e registrei na lousa; Expliquei
que provérbios são frases que exprimem uma sabedoria popular , a ponto de serem
usados como fatos comprovados ,em substituição a fala da própria pessoa.
Pedi também que em casa
pesquisasse e registrasse dois provérbios.
6º
Dia: Provérbios e cantigas de roda:
Após a leitura dos provérbios, passei
o CD com algumas cantigas de roda onde explorei o conhecimento prévio das
crianças sobre esse tipo de texto, fomos até o pátio da escola, cantamos e
brincamos na roda a brincadeira que mais gostavam, promovendo uma socialização
entre as crianças.
·
7º Dia: Cantigas de roda e remédio
caseiro
Após a apresentação das cantigas de
roda, apresentei para a turma uma bula de remédio e uma receita médica, fazendo
uma sondagem, o que é uma bula? Para que serve? Que tipo
de informação esses tipos de textos traz? Os cuidados que precisamos ter com os
remédios, só tomar conforme a orientação médica, manter fora do alcance das crianças,
os efeitos colaterais; Em seguida apresentei uma receita de remédio caseiro, ou
seja, construído em casa a base de
plantas medicinais , falei sobre algumas ervas medicinais, suas indicações e
suas vantagens.
Para casa pedi que juntamente com alguma
pessoa da comunidade ou com os avós registrarem uma receita de remédio caseiro.
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