quarta-feira, 2 de outubro de 2013

RELATO DE EXPERIENCIA COM SEQUENCIA DIDATICA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ANA SILVA MOREIRA   DO 1º ANO TRABALHO COM SEQUENCIA DIDÁTICA  COM O TEMA: O FOLCLORE FOLCLORE BRASILEIRO.


Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Município: Licínio de Almeida-BA.
Prof.ª: Ana Silva Moreira 
Orientadora Educacional: Izabel Santana
Relato de sequência didática Trabalhando o Folclore Brasileiro.
   1º Dia:
Foi feita a apresentação  o cartaz “Mural Folclórico”, fazendo a antecipação do conteúdo  apresentado através do título e das ilustrações  no mesmo, onde  foi possível  observar  o conhecimento prévio dos alunos sobre   tema abordado, após  as discussões fizemos a exploração do cartaz, explicando o que o folclore representa e como é manifesto na nossa cultura brasileira. Foi também explicado aos alunos que ao longo de 7 aulas eles iriam conhecer um pouco mais sobre os gêneros apresentados em cada ala e que neste dia iríamos começar  com  as lendas , um gênero textual que são narrativas de acontecimentos misteriosos  ou sobrenaturais misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos , transmitidos escrito  ou oralmente pelas pessoas de geração em geração. Então apresentei para a turma várias lendas: O Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula- sem- cabeça, O Negrinho do Pastoreio, O Boto cor de rosa; e depois foi feita a leitura  da lenda do Lobisomem , a mais conhecida da região em seguida  pedi que se algum aluno soubesse, contasse também  uma lenda para a turma e todos queriam contar a lenda que conheciam.
 E no final pedi que com a ajuda de uma pessoa mais velha da casa pesquisasse em livros, internet, colasse ou registrasse  uma lenda que  conhecesse e trouxesse para a classe.
·       2º Dia: Lenda e Parlenda
  Retomamos o momento anterior  com a apresentação das lendas que os alunos trouxeram. E como  havia dito iríamos trabalhar a cada dia uma manifestação  da nossa cultura , então apresentei para a turma um cartaz com a parlenda “ Cadê o toucinho “ ; antes da leitura do cartaz , expliquei  que  este gênero textual são ditos ou rimas , com ou sem música, usados pelas pessoas para ensinar e divertir . Em seguida coloquei o CD com a parlenda  para que as crianças ouvissem e depois fizemos a leitura do cartaz apontando as palavras , foi feito  também uma interpretação oral do texto  e formação  de duplas para recitar a parlenda ou outras  que soubessem  . Foi muito divertido todos queriam ir à frente; esta é uma forma dinâmica e prazerosa  de memorização e declamação, o que contribui na habilidade oral da criança.
  Pedi que em casa colassem ou registrassem juntamente com o pai ou a mãe uma parlenda  de sua preferência e trouxesse para a classe.

·       3º Dia: Parlenda e Trava-Língua
  Iniciamos com uma roda de leitura feita pelos alunos  das parlendas  registradas em casa e demos continuidade ao gêneros seguinte , onde apresentei um trava-língua para a turma fazendo a leitura com entonação e velocidade, depois expliquei que esse tipo de texto também são parlendas baseadas em versos, palavras , que, cuja repetição rápida provoca alterações nas palavras ; Em seguida pedi que dissessem alguns trava-línguas que soubessem e fui registrando na lousa ,nesse entusiasmo propus um duelo entre eles  para ver quem seria capaz de falar o texto com rapidez sem travar a língua, foi muito divertido , alguns conseguiam, outros não.
 Pedi para em casa registrar dois trava-línguas  e trazer para a aula seguinte.


·       4º Dia: Trava - língua e adivinhas
Após a leitura dos trava- línguas, apresentei algumas adivinhas para a turma e li outras do livro Turma da Mônica – Folclore Brasileiro de Mauricio de Sousa; em seguida convidei os alunos para o jogo da Batalha Naval com adivinhas, expliquei as regras do jogo e fiz a divisão dos grupos para a realização do mesmo, o que levou-os  a exercitar o  raciocínio de forma bem divertida .
Solicitei também que  em casa juntamente com alguém da família registrasse duas adivinhas e trouxessem para a classe.



·         5º Dia: Adivinha e provérbios:
Na roda de leitura foi realizada a leitura das adivinhas e logo em seguida leitura de provérbios, neste momento li para a turma alguns provérbios do livro “Turma da Mônica - Folclore Brasileiro” de Maurício  de Sousa. Pedir para que falassem alguns provérbios  que soubessem e registrei na lousa; Expliquei que provérbios são frases que exprimem uma sabedoria popular , a ponto de serem usados como fatos comprovados ,em substituição a fala da própria pessoa.
Pedi também que em casa pesquisasse e registrasse dois provérbios.
 
       6º Dia: Provérbios  e cantigas de roda:
          Após a leitura dos provérbios, passei o CD com algumas cantigas de roda onde explorei o conhecimento prévio das crianças sobre esse tipo de texto, fomos até o pátio da escola, cantamos e brincamos na roda a brincadeira que mais gostavam, promovendo uma socialização entre as crianças.
Pedi que os alunos trouxessem de casa uma cantiga de roda que conhecessem.
·       7º Dia: Cantigas de roda e remédio caseiro
        Após a apresentação das cantigas de roda, apresentei para a turma uma bula de remédio e uma receita médica, fazendo uma sondagem, o que é uma bula? Para que serve? Que tipo de informação esses tipos de textos traz? Os cuidados que precisamos ter com os remédios, só tomar conforme a orientação médica, manter fora do alcance das crianças, os efeitos colaterais; Em seguida apresentei uma receita de remédio caseiro, ou seja, construído em casa  a base de plantas medicinais , falei sobre algumas ervas medicinais, suas indicações e suas vantagens.
        Para casa pedi que juntamente com alguma pessoa da comunidade ou com os avós registrarem uma receita de remédio caseiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário