quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PLANO DE AULA E RELATO DE EXPERIENCIA DA PROFESSORA AIRÁ BATISTA DO 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO SANTANA. E DA PRÓ DO 1º ANO ALMERITA DA ESCOLA WALDECK ORNELAS


PLANO DE AULA -3º ANO
LIVRO:

1ª ETAPA      1º MÊS      3ª SEMANA      SEGUNDA - FEIRA        DATA: 17 /07 / 2013

PROFESSOR (A): Airá Oliveira da Silva Batista.
MUNÍCIPIO: Licínio de Almeida
TEMPO PARA GOSTAR DE LER
(Selecionar textos significativos; fazer uso de diferentes gêneros textuais; evitar textos imbuídos de preconceito de raça, sexo, gênero, credo, etc.)
OBJETIVO

-Despertar no aluno a oralidade, a imaginação e o prazer pela leitura.
ESTRATÉGIA

Organizar um espaço bem atraente e expor diversos gêneros textuais  para os lerem em seguida o professor escolhe um aluno para fazer o reconto.
RECURSO

Tapetes, almofadas, baús.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE
(Mobilização de conhecimentos construídos e desenvolvimento da fala com compreensão)
OBJETIVO
-Identificar os conhecimentos prévios dos alunos, acerca dos produtos vendidos em uma feira- livre.
ESTRATÉGIA
Após “montagem” das barracas da feira-livre, levantar questionamentos tipo:
 -Quais os produtos que são vendidos em uma feira- livre?
-Quais desses produtos você e sua família consomem diariamente?
- Quais são de origem da nossa região?
RECURSO
Frutas, verduras, legumes, placas, replicas de dinheiro e mesas.
LENDO E COMPREENDO
(Apropriação da leitura compreensiva)
OBJETIVO
-Perceber que as feiras livres é uma opção para aquisição de alguns produtos de consumo diário.
ESTRATÉGIA

Leitura de um texto informativo sobre a feira livre.

RECURSO
Texto impresso, lápis e caderno do aluno.

AQUISIÇÃO DA ESCRITA
(Apropriação do sistema alfabético)
OBJETIVO

-Desenvolver a compreensão do sistema monetário com anotações de compra e venda.

ESTRATÉGIA

Ir com os alunos no espaço que está organizado a feira- livre e realizar situações de compra e venda, observando os alunos e orientando-os quando necessário.
RECURSO

Caderno do aluno,lápis, réplica de dinheiro.
ESCREVENDO DO SEU JEITO
(Escrita espontânea)
OBJETIVO
-Escrever o nome das frutas e legumes que o professor ditar e criar frases.
ESTRATÉGIA
O professor fará um ditado de palavras e o aluno criará frases com cada uma dessas palavras.
RECURSOLápis, borracha e caderno do aluno.
Observação: Providências a serem tomadas para a organização dos recursos utilizados e do registro do processo de aprendizagem dos alunos: selecionar grupos de alunos para observação diária.


 

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UMA AULA CONTEMPLANDO OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA, LINGUA PORTUGUESA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS  E MATEMÁTICA.  PROFESSORA AIRÁ ESCOLA ANTONIO SANTANA.



Inicialmente distribui para os alunos um texto informativo sobre “feira livre”, retirado do livro de história, “A escola é nossa” 3º ano, editora scipione. (pag. 86).
Fizemos uma leitura reflexiva e levantei questões do tipo:
·         Quais os produtos que são vendidos em uma feira livre?
·        Vocês já foram há uma feira? Quais dos produtos citados são de origem da nossa região?
Em seguida, solicitei que os alunos trouxessem na aula seguinte produtos que são vendidos na feira livre (verduras, frutas e legumes).
Com ajuda dos alunos, confeccionei fichas com os respectivos valores (preços) em reais ou centavos.
Em seguida organizamos uma mesa como se fosse uma banca de feira. A seguir, levantei questões do tipo:
·         Você conhece esses alimentos?
·         Em nossa horta plantamos alguns desses alimentos?
·         Eles são importantes para a nossa alimentação?
Após as discussões, trabalhei com as fichas de valores dos produtos fazendo questionamentos como, por exemplo, os seguintes:
·         Qual dessas fichas colocará sobre os tomates?
·         E na laranja?
Coloquei as fichas dos preços próximas aos alimentos de acordo com as sugestões dos alunos.


Em seguida, fiz uma lista na lousa com os nomes dos produtos e com os preços reais para os alunos comprarem e verificarem possíveis enganos. Após a verificação, reorganizei os preços dos produtos, pedindo para elas desenharem o produto de maior valor e o de menor valor.
Em seguida, fomos “fazer a feira”, os alunos estavam com réplicas de dinheiro, alguns eram os feirantes e os outros os compradores, depois propus situações em que as crianças deveriam vender os produtos para os companheiros do grupo, como a turma foi dividida em dois grupos, em cada grupo havia dois “donos de banca da feira”, sendo os demais “compradores”.
Diretora da unidade escolar= Marineuza Cerqueira.
 Funciónaria= Ana Paula Saraiva.
Expliquei aos alunos que cada um que fizesse uma compra deveria anotar a quantidade que comprou qual o valor que gastou quanto deu de dinheiro e quanto recebeu de troco (se houver).











Fiquei atenta auxiliando sempre que necessário.
Após a compra e venda, voltamos para a classe e solicitei aos alunos pedindo-lhes para ir á lousa e explicar como chegaram aos resultados obtidos, ou seja, fazendo perguntas do tipo:
·         Isabelly, como você fez para chegar ao valor total que gastou? Vem aqui na lousa e mostra para nós.
·         Ícaro Cauã, o que você comprou? Ficou muito caro?
·         Lucas como você calculou o troco?
Após as explicações sistematizei esses dados em forma de situações- problema na lousa e responderam no caderno, baseando nas compras e gastos dos alunos, explicando as operações básicas que foram utilizadas, por exemplo:
·         Rauana possui R$ 10,00 e comprou 4 kg de tomate que custava R$ 2,00 o Kg.
·         Quanto ela gastou? Sobrou algum troco?
·    Se Lívia Vitoria tivesse apenas R$ 7,00 e o Kg do produto que ela quisesse comprar custasse R$ 3,00, quantos kg ela compraria? Sobraria algum dinheiro?




Logo após fiz um ditado mudo apresentando os produtos da feira e os alunos criaram frases afirmativas, negativas, exclamativas e interrogativas, incluindo o produto exposto.
Para concluir refletimos sobre a importância de uma alimentação saudável, explicando que o alimento ingerido exerce grande influência na saúde, podendo prevenir ou controlar doenças.
Abordei á respeito do desperdício de alimentos e o consumismo, incluindo a atenção aos produtos industrializados, que muitas vezes transparecem ser um produto mais atrativo e de preparo rápido, porém não possuem os nutrientes e vitaminas necessárias para uma alimentação saudável, pelo contrario, possuem substâncias prejudiciais á saúde.
Vale ressaltar que houve o engajamento e mobilização de toda comunidade escolar, com participação ativa da direção, coordenação e secretárias como clientes.


RELATO DA PROFESSORA DO 1º ANO ALMERITA BRITO CAMELO DA ESCOLA MUNICIPAL WALDECK ORNELAS.