"O trabalho com sequencias didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, "(Dolz, 2004).
Em nossas formações, o trabalho com sequência didática permitiu aos professores desenvolverem um trabalho interdisciplinar e com questões relevantes ao cotidiano dos alunos, conforme pede os cadernos do Pacto, unidades 5 e 6.
Apresentaremos a seguir sequencias didáticas aplicadas pelos professores do 1º, 2º,3º anos e educação do campo.Foi um trabalho produtivo enriquecedor, dinâmico que favoreceu um aprendizado significativo.
Escola: Centro
Educacional Boa Esperança
Táuape Distrito
de Licínio de Almeida-BA
Professora: Ana
Silva Moreira
Orientadora de Estudo:
Izabel Santana
Turma: 1º ano
Sequência
Didática: O FOLCLORE
BRASILEIRO
·
Componentes
curriculares:
Língua
Portuguesa, Ciências, Geografia e História.
·
Material
necessário:
_Cartaz, lendas,
aparelho de som, CD, bula, receita de
médico , erva medicinal , quadro de giz, jogo da Batalha Naval, papel sulfite,
lápis, borracha, livro, cola tesoura .
·
Livros:
_Turma da
Mônica- Folclore Brasileiro de Maurício de Sousa.
·
Objetivos:
_Proporcionar
contato com a cultura brasileira;
_Compreender o
significado do folclore;
_Identificar manifestações do folclore brasileiro;
_Conhecer e valorizar a própria cultura ;
_Respeitar e valorizar
a diversidade do folclore brasileiro;
_Compreender o que são lendas ;
_Conhecer e
resgatar algumas lendas inclusive as regionais;
_Desenvolver
habilidades de leitura escrita e interpretação;
_Desenvolver a
linguagem oral;
_Promover a
socialização entre os alunos;
_Envolver a
comunidade com os trabalhos escolares;
_Pesquisar e resgatar as diversas manifestações culturais
do folclore da região;
·
Tempo de duração
das aulas:
7 aulas
·
Conteúdos:
_Diversos
gêneros textuais: lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhas, provérbios, cantiga
de roda e remédio caseiro;
_Prática de
leitura, oralidade e escrita;
·
1º Dia:
Roda de
conversa.
_Apresentar
cartaz- Mural folclórico;
_Fazer
antecipação antes da leitura do cartaz a partir do título e das
ilustrações contidas no mesmo;
_Fazer um
levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o folclore
brasileiro;
_Após as
discussões, fazer a exploração do mural e explicar sobre o folclore, o que
representa e como é manifesto na cultura brasileira;
_Explicar aos
alunos que ao longo de sete alas eles irão aprender um pouco mais sobre cada
gênero apresentado;
_Apresentar para
os alunos diversas lendas: O Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula-sem-cabeça,
O Negrinho Do Pastoreio, O Boto cor de rosa e explicar sobre este gênero que
será trabalhado no dia (o que é lenda?)
_Fazer a leitura
de uma lenda mais conhecida da região;
_Pedir para que
algum aluno que souber conte também uma
lenda para a turma;
Para Casa: Com a ajuda de um adulto da casa,
pesquisar em livro, internet, colar ou registrar na folha uma lenda que conhece.
·
2º Dia:
_Apresentar para
a turma o cartaz com a parlenda;
_Explicar sobre
parlenda; (o que é?)
_Colocar o CD
com a parlenda “Cadê o toucinho” para as crianças ouvirem, depois ler com eles apontando
as palavras no cartaz;
_ Após a leitura
coletiva fazer oralmente a interpretação do texto;
_Propor duplas de alunos para recitar a parlenda ou
outra que souber;
Para Casa: Colar ou registrar na folha uma
parlenda de sua preferência.
·
3º Dia:
_Ler um
trava-língua para a classe, com entonação e velocidade;
_Falar o
objetivo desse tipo de texto;
_Listar na lousa
alguns trava-línguas conhecidos da turma;
_Propor um duelo de trava-língua, para ver quem
consegue falar o texto com rapidez sem travar;
Para Casa: Registrar ou colar na folha dois trava-língua.
·
4º Dia:
_Fazer a leitura
de algumas adivinhas do livro “Turma da Mônica- Folclore Brasileiro” de
Maurício de Sousa;
_Convidar os
alunos para o jogo da “ Batalha Naval”
com adivinhas;
_Explicar as
regras do jogo;
_Dividir o grupo
e realizar o jogo;
_Explicar a
finalidade desse tipo de texto;
Para Casa:
Juntamente com alguém de casa registrar ou colar duas adivinhas na folha.
·
5º Dia:
_Realizar a
leitura de alguns provérbios do livro “Turma da Mônica- Folclore Brasileiro” de
Maurício de Sousa;
_Solicitar aos
alunos que falem outros provérbios que souberem;
_Falar dos
conhecimentos que este tipo de texto trás para a vida;
Para Casa: Pesquisar junto à família e
registrar dois provérbios.
·
6º Dia:
_Utilizar CD com
diversas cantigas de roda;
_Explorar o
conhecimento prévio dos alunos sobre as cantigas de roda e listar na lousa as
conhecidas;
_Conversar sobre
as características das cantigas ou brincadeiras de roda;
_Convidar os
alunos para cantarem e brincarem de roda no pátio da escola;
_Dar espaço para
que cantem na roda e brinquem a brincadeira que mais gostem;
Para Casa: Pesquisar registros juntos aos
familiares outras cantigas de roda que
também são entoadas.
·
7º Dia:
_Levar para a
sala uma receita e uma bula de remédio;
_Fazer uma
sondagem: O que é uma bula? Onde encontra-la? Qual o objetivo?...
_Explicar as
informações que este gênero textual traz;
_Apresentar para
os alunos as receitas de remédio caseiro, que são feitos a base de erva
medicinais, mostrando suas vantagens por serem naturais.
Para Casa:
Pesquisar junto à comunidade ou com os avós uma receita de remédio caseiro e
registrar.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ANA SILVA MOREIRA TRABALHO COM SEQUENCIA DIDÁTICA COM O TEMA: O FOLCLORE FOLCLORE BRASILEIRO.
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ANA SILVA MOREIRA TRABALHO COM SEQUENCIA DIDÁTICA COM O TEMA: O FOLCLORE FOLCLORE BRASILEIRO.
Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Município: Licínio de Almeida-BA.
Prof.ª: Ana Silva Moreira
Relato de
sequência didática Trabalhando o Folclore Brasileiro.
1º Dia:
Foi feita a
apresentação o cartaz “Mural
Folclórico”, fazendo a antecipação do conteúdo
apresentado através do título e das ilustrações no mesmo, onde foi possível
observar o conhecimento prévio
dos alunos sobre tema abordado,
após as discussões fizemos a exploração
do cartaz, explicando o que o folclore representa e como é manifesto na nossa
cultura brasileira. Foi também explicado aos alunos que ao longo de 7 aulas
eles iriam conhecer um pouco mais sobre os gêneros apresentados em cada ala e
que neste dia iríamos começar com as lendas , um gênero textual que são
narrativas de acontecimentos misteriosos
ou sobrenaturais misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos ,
transmitidos escrito ou oralmente pelas
pessoas de geração em geração. Então apresentei para a turma várias lendas: O
Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula- sem- cabeça, O Negrinho do Pastoreio, O
Boto cor de rosa; e depois foi feita a leitura
da lenda do Lobisomem , a mais conhecida da região em seguida pedi que se algum aluno soubesse, contasse também uma lenda para a turma e todos queriam contar
a lenda que conheciam.
E no final pedi que com a ajuda de uma pessoa
mais velha da casa pesquisasse em livros, internet, colasse ou registrasse uma lenda que
conhecesse e trouxesse para a classe.
Retomamos o momento anterior com a apresentação das lendas que os alunos
trouxeram. E como havia dito iríamos
trabalhar a cada dia uma manifestação da
nossa cultura , então apresentei para a turma um cartaz com a parlenda “ Cadê o
toucinho “ ; antes da leitura do cartaz , expliquei que
este gênero textual são ditos ou rimas , com ou sem música, usados pelas
pessoas para ensinar e divertir . Em seguida coloquei o CD com a parlenda para que as crianças ouvissem e depois fizemos
a leitura do cartaz apontando as palavras , foi feito também uma interpretação oral do texto e formação
de duplas para recitar a parlenda ou outras que soubessem
. Foi muito divertido todos queriam ir à frente; esta é uma forma
dinâmica e prazerosa de memorização e
declamação, o que contribui na habilidade oral da criança.
Pedi que em casa colassem ou registrassem
juntamente com o pai ou a mãe uma parlenda
de sua preferência e trouxesse para a classe.
· 3º Dia: Parlenda e Trava-Língua
Iniciamos com uma roda de leitura feita pelos alunos das parlendas
registradas em casa e demos continuidade ao gêneros seguinte , onde
apresentei um trava-língua para a turma fazendo a leitura com entonação e
velocidade, depois expliquei que esse tipo de texto também são parlendas
baseadas em versos, palavras , que, cuja repetição rápida provoca alterações
nas palavras ; Em seguida pedi que dissessem alguns trava-línguas que soubessem
e fui registrando na lousa ,nesse entusiasmo propus um duelo entre eles para ver quem seria capaz de falar o texto
com rapidez sem travar a língua, foi muito divertido , alguns conseguiam,
outros não.
Pedi para em casa
registrar dois trava-línguas e trazer
para a aula seguinte.
4º
Dia: Trava - língua e adivinhas
Após a leitura dos
trava- línguas, apresentei algumas adivinhas para a turma e li outras do livro
Turma da Mônica – Folclore Brasileiro de Mauricio de Sousa; em seguida convidei
os alunos para o jogo da Batalha Naval com adivinhas, expliquei as regras do jogo
e fiz a divisão dos grupos para a realização do mesmo, o que levou-os a exercitar o
raciocínio de forma bem divertida .
Solicitei também
que em casa juntamente com alguém da
família registrasse duas adivinhas e trouxessem para a classe.
·
5º
Dia: Adivinha e provérbios:
Na
roda de leitura foi realizada a leitura das adivinhas e logo em seguida leitura
de provérbios, neste momento li para a turma alguns provérbios do livro “Turma
da Mônica - Folclore Brasileiro” de Maurício
de Sousa. Pedir para que falassem alguns provérbios que soubessem e registrei na lousa; Expliquei
que provérbios são frases que exprimem uma sabedoria popular , a ponto de serem
usados como fatos comprovados ,em substituição a fala da própria pessoa.
Pedi também que em casa
pesquisasse e registrasse dois provérbios.
6º
Dia: Provérbios e cantigas de roda:
Após a leitura dos provérbios, passei
o CD com algumas cantigas de roda onde explorei o conhecimento prévio das
crianças sobre esse tipo de texto, fomos até o pátio da escola, cantamos e
brincamos na roda a brincadeira que mais gostavam, promovendo uma socialização
entre as crianças.
·
7º Dia: Cantigas de roda e remédio
caseiro
Após a apresentação das cantigas de
roda, apresentei para a turma uma bula de remédio e uma receita médica, fazendo
uma sondagem, o que é uma bula? Para que serve? Que tipo
de informação esses tipos de textos traz? Os cuidados que precisamos ter com os
remédios, só tomar conforme a orientação médica, manter fora do alcance das crianças,
os efeitos colaterais; Em seguida apresentei uma receita de remédio caseiro, ou
seja, construído em casa a base de
plantas medicinais , falei sobre algumas ervas medicinais, suas indicações e
suas vantagens.
Para casa pedi que juntamente com alguma
pessoa da comunidade ou com os avós registrarem uma receita de remédio caseiro.
Adorei o trabalho. Gostaria de saber qual a regra que você usou para trabalhar jogo da Batalha Naval com adivinhas. Preciso URGENTE. pASSE PARA MEU E-MAIL etieducadora2013@gmail.com
ResponderExcluirAdorei o trabalho. Gostaria de saber qual a regra que você usou para trabalhar jogo da Batalha Naval com adivinhas. Preciso URGENTE. pASSE PARA MEU E-MAIL etieducadora2013@gmail.com
ResponderExcluirAdoreio trabalho foiexcelente Parabéns
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