terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEQUENCIAS DIDÁTICAS



"O trabalho com sequencias  didáticas permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em diversas situações de comunicação, "(Dolz, 2004).
Em nossas formações, o trabalho com sequência didática permitiu aos professores desenvolverem um trabalho interdisciplinar e com questões relevantes ao cotidiano dos alunos, conforme pede os cadernos do Pacto, unidades 5 e  6.
Apresentaremos a seguir sequencias didáticas aplicadas pelos professores do  1º, 2º,3º anos e educação do campo.
Foi um trabalho produtivo enriquecedor, dinâmico  que favoreceu um aprendizado significativo.

Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Táuape Distrito de Licínio de Almeida-BA
Professora: Ana Silva Moreira
Orientadora de Estudo: Izabel Santana
Turma: 1º ano
Sequência Didática:   O  FOLCLORE   BRASILEIRO
·         Componentes curriculares:
Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e História.
·         Material necessário:
_Cartaz, lendas, aparelho de som, CD, bula,  receita de médico , erva medicinal , quadro de giz, jogo da Batalha Naval, papel sulfite, lápis, borracha, livro, cola tesoura .
·         Livros:
_Turma da Mônica- Folclore Brasileiro de Maurício de Sousa.
·         Objetivos:
_Proporcionar contato com a cultura brasileira;
_Compreender o significado do folclore;
_Identificar  manifestações do folclore brasileiro;
_Conhecer  e valorizar a própria cultura ;
_Respeitar e valorizar a diversidade do folclore brasileiro;
_Compreender  o que são lendas ;
_Conhecer e resgatar algumas lendas inclusive as regionais;
_Desenvolver habilidades de leitura escrita e interpretação;
_Desenvolver a linguagem oral;
_Promover a socialização entre os alunos;
_Envolver a comunidade com os trabalhos escolares;
_Pesquisar  e resgatar as diversas manifestações culturais do folclore da região;

·         Tempo de duração das aulas: 7 aulas

·         Conteúdos:
_Diversos gêneros textuais: lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhas, provérbios, cantiga de roda e remédio caseiro;
_Prática de leitura, oralidade e escrita;

·         1º Dia:
Roda de conversa.
_Apresentar cartaz- Mural folclórico;
_Fazer antecipação antes da leitura do cartaz a partir do título e das ilustrações  contidas no mesmo;
_Fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre o folclore brasileiro;
_Após as discussões, fazer a exploração do mural e explicar sobre o folclore, o que representa e como é manifesto na cultura brasileira;
_Explicar aos alunos que ao longo de sete alas eles irão aprender um pouco mais sobre cada gênero apresentado;
_Apresentar para os alunos diversas lendas: O Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula-sem-cabeça, O Negrinho Do Pastoreio, O Boto cor de rosa e explicar sobre este gênero que será trabalhado no dia (o que é lenda?)
_Fazer a leitura de uma lenda mais conhecida da região;
_Pedir para que algum aluno que souber  conte também uma lenda para a turma;
 
  Para Casa: Com a ajuda de um adulto da casa, pesquisar em livro, internet, colar ou registrar na folha uma lenda que conhece.

·         2º Dia:
_Apresentar para a turma o cartaz com a parlenda;
_Explicar sobre parlenda; (o que é?)
_Colocar o CD com a parlenda “Cadê o toucinho” para as crianças ouvirem, depois ler com eles apontando as palavras no cartaz;
_ Após a leitura coletiva fazer oralmente a interpretação do texto;
_Propor  duplas de alunos para recitar a parlenda ou outra que souber;

 Para Casa: Colar ou registrar na folha uma parlenda de sua preferência.

·         3º Dia:
_Ler um trava-língua para a classe, com entonação e velocidade;
_Falar o objetivo desse tipo de texto;
_Listar na lousa alguns trava-línguas conhecidos da turma;
_Propor  um duelo de trava-língua, para ver quem consegue falar o texto com rapidez sem travar;

 Para Casa: Registrar  ou colar na folha dois trava-língua.

·         4º Dia:
_Fazer a leitura de algumas adivinhas do livro “Turma da Mônica- Folclore Brasileiro” de Maurício de Sousa;
_Convidar os alunos para o jogo da  “ Batalha Naval” com adivinhas;
_Explicar as regras do jogo;
_Dividir o grupo e realizar o jogo;
_Explicar a finalidade desse tipo de texto;

Para Casa: Juntamente com alguém de casa registrar ou colar duas adivinhas na folha.

·         5º Dia:
_Realizar a leitura de alguns provérbios do livro “Turma da Mônica- Folclore Brasileiro” de Maurício de Sousa;
_Solicitar aos alunos que falem outros provérbios que souberem;
_Falar dos conhecimentos que este tipo de texto trás para a vida;

 Para Casa: Pesquisar junto à família e registrar dois provérbios.

·         6º Dia:
_Utilizar CD com diversas  cantigas de roda;
_Explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre as cantigas de roda e listar na lousa as conhecidas;
_Conversar sobre as características  das cantigas  ou brincadeiras de roda;
_Convidar os alunos para cantarem e brincarem de roda no pátio da escola;
_Dar espaço para que cantem na roda e brinquem a brincadeira que mais gostem;

  Para Casa: Pesquisar registros juntos aos familiares  outras cantigas de roda que também são entoadas.

·         7º Dia:
_Levar para a  sala uma receita e uma bula de remédio;
_Fazer uma sondagem: O que é uma bula? Onde encontra-la? Qual o objetivo?...
_Explicar as informações que este gênero textual traz;
_Apresentar para os alunos as receitas de remédio caseiro, que são feitos a base de erva medicinais, mostrando suas vantagens por serem naturais.

Para Casa: Pesquisar junto à comunidade ou com os avós uma receita de remédio caseiro e registrar.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA ANA SILVA MOREIRA  TRABALHO COM SEQUENCIA DIDÁTICA  COM O TEMA: O FOLCLORE FOLCLORE BRASILEIRO.


Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Município: Licínio de Almeida-BA.
Prof.ª: Ana Silva Moreira 
Relato de sequência didática Trabalhando o Folclore Brasileiro.
   1º Dia:
Foi feita a apresentação  o cartaz “Mural Folclórico”, fazendo a antecipação do conteúdo  apresentado através do título e das ilustrações  no mesmo, onde  foi possível  observar  o conhecimento prévio dos alunos sobre   tema abordado, após  as discussões fizemos a exploração do cartaz, explicando o que o folclore representa e como é manifesto na nossa cultura brasileira. Foi também explicado aos alunos que ao longo de 7 aulas eles iriam conhecer um pouco mais sobre os gêneros apresentados em cada ala e que neste dia iríamos começar  com  as lendas , um gênero textual que são narrativas de acontecimentos misteriosos  ou sobrenaturais misturando fatos reais com imaginários ou fantasiosos , transmitidos escrito  ou oralmente pelas pessoas de geração em geração. Então apresentei para a turma várias lendas: O Lobisomem, O Saci, O Curupira, A Mula- sem- cabeça, O Negrinho do Pastoreio, O Boto cor de rosa; e depois foi feita a leitura  da lenda do Lobisomem , a mais conhecida da região em seguida  pedi que se algum aluno soubesse, contasse também  uma lenda para a turma e todos queriam contar a lenda que conheciam.
 E no final pedi que com a ajuda de uma pessoa mais velha da casa pesquisasse em livros, internet, colasse ou registrasse  uma lenda que  conhecesse e trouxesse para a classe.


·       2º Dia: Lenda e Parlenda
  Retomamos o momento anterior  com a apresentação das lendas que os alunos trouxeram. E como  havia dito iríamos trabalhar a cada dia uma manifestação  da nossa cultura , então apresentei para a turma um cartaz com a parlenda “ Cadê o toucinho “ ; antes da leitura do cartaz , expliquei  que  este gênero textual são ditos ou rimas , com ou sem música, usados pelas pessoas para ensinar e divertir . Em seguida coloquei o CD com a parlenda  para que as crianças ouvissem e depois fizemos a leitura do cartaz apontando as palavras , foi feito  também uma interpretação oral do texto  e formação  de duplas para recitar a parlenda ou outras  que soubessem  . Foi muito divertido todos queriam ir à frente; esta é uma forma dinâmica e prazerosa  de memorização e declamação, o que contribui na habilidade oral da criança.
  Pedi que em casa colassem ou registrassem juntamente com o pai ou a mãe uma parlenda  de sua preferência e trouxesse para a classe.


·       3º Dia: Parlenda e Trava-Língua
  Iniciamos com uma roda de leitura feita pelos alunos  das parlendas  registradas em casa e demos continuidade ao gêneros seguinte , onde apresentei um trava-língua para a turma fazendo a leitura com entonação e velocidade, depois expliquei que esse tipo de texto também são parlendas baseadas em versos, palavras , que, cuja repetição rápida provoca alterações nas palavras ; Em seguida pedi que dissessem alguns trava-línguas que soubessem e fui registrando na lousa ,nesse entusiasmo propus um duelo entre eles  para ver quem seria capaz de falar o texto com rapidez sem travar a língua, foi muito divertido , alguns conseguiam, outros não.
 Pedi para em casa registrar dois trava-línguas  e trazer para a aula seguinte.
       4º Dia: Trava - língua e adivinhas
Após a leitura dos trava- línguas, apresentei algumas adivinhas para a turma e li outras do livro Turma da Mônica – Folclore Brasileiro de Mauricio de Sousa; em seguida convidei os alunos para o jogo da Batalha Naval com adivinhas, expliquei as regras do jogo e fiz a divisão dos grupos para a realização do mesmo, o que levou-os  a exercitar o  raciocínio de forma bem divertida .
Solicitei também que  em casa juntamente com alguém da família registrasse duas adivinhas e trouxessem para a classe.





·         5º Dia: Adivinha e provérbios:
Na roda de leitura foi realizada a leitura das adivinhas e logo em seguida leitura de provérbios, neste momento li para a turma alguns provérbios do livro “Turma da Mônica - Folclore Brasileiro” de Maurício  de Sousa. Pedir para que falassem alguns provérbios  que soubessem e registrei na lousa; Expliquei que provérbios são frases que exprimem uma sabedoria popular , a ponto de serem usados como fatos comprovados ,em substituição a fala da própria pessoa.
Pedi também que em casa pesquisasse e registrasse dois provérbios.
 


       6º Dia: Provérbios  e cantigas de roda:
          Após a leitura dos provérbios, passei o CD com algumas cantigas de roda onde explorei o conhecimento prévio das crianças sobre esse tipo de texto, fomos até o pátio da escola, cantamos e brincamos na roda a brincadeira que mais gostavam, promovendo uma socialização entre as crianças.
Pedi que os alunos trouxessem de casa uma cantiga de roda que conhecessem.

·       7º Dia: Cantigas de roda e remédio caseiro
        Após a apresentação das cantigas de roda, apresentei para a turma uma bula de remédio e uma receita médica, fazendo uma sondagem, o que é uma bula? Para que serve? Que tipo de informação esses tipos de textos traz? Os cuidados que precisamos ter com os remédios, só tomar conforme a orientação médica, manter fora do alcance das crianças, os efeitos colaterais; Em seguida apresentei uma receita de remédio caseiro, ou seja, construído em casa  a base de plantas medicinais , falei sobre algumas ervas medicinais, suas indicações e suas vantagens.
        Para casa pedi que juntamente com alguma pessoa da comunidade ou com os avós registrarem uma receita de remédio caseiro.

 Sequencia Didática do 2º ano da professora Raquel Angélica.





Sequência Didática da Educação do Campo.



















               


3 comentários:

  1. Adorei o trabalho. Gostaria de saber qual a regra que você usou para trabalhar jogo da Batalha Naval com adivinhas. Preciso URGENTE. pASSE PARA MEU E-MAIL etieducadora2013@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o trabalho. Gostaria de saber qual a regra que você usou para trabalhar jogo da Batalha Naval com adivinhas. Preciso URGENTE. pASSE PARA MEU E-MAIL etieducadora2013@gmail.com

    ResponderExcluir