terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEQUENCIA DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIENCIA DA PROFESSORA ALEXANDRA 3º ANO



Escola: Centro Educacional Boa Esperança
Táuape Distrito de Licínio de Almeida-BA
Professora: Alexandra Soares Pereira
Turma: 3º ano

Seqüência Didática: Investigando fontes históricas através das memórias da vovó, livros Guardados da Vovó de Nye Ribeiro.


Componentes curriculares: Língua-portuguesa, matemática, geografia, ciências, história.

Objetivo específico:

  • Explorar gêneros textuais como: Textos instrucionais, elaboração de receitas culinárias. relatos, entrevistas bem como investigar vestígios do passado a partir de exposição de objetos antigos e outras fontes históricas.

Recursos utilizados:

  • ·         Louças antigas.
  • ·         Fotografias antigas.
  • ·         Toalhinhas bordadas.
  • ·         .Ferro a brasa.
  • ·         Panelas de ferro
  • ·         Tigela de barro e de madeira
  • ·         Cesto de madeira
  • ·         Ingredientes da receita pão de queijo. 





Situação didática.

1º Dia- Introdução.
Primeiro momento: ( língua portuguesa)
·                               Apresentar  a capa do livro para os alunos.
·         Explorar a capa do livro com perguntas. Qual é o nome do livro? Qual é o nome da autora?  Quem ilustrou esse livro? Vocês já conheciam outro livro escrito por essa autora? Depois em uma roda com as crianças sentadas no centro da sala fiz o reconto  do livro Guardados da Vovó.





 Segundo momento: ( Geografia )

            Ainda em roda com as crianças sentadas no centro da sala fazer  a leitura de alguns trechos, explorando as gravuras e focando nas paisagens das fotos de Minas Gerais.  Colocar  no centro da roda o mapa do Brasil onde eles irão observar o estado de Minas Gerais, sua capital, depois será entregue a cada aluno um mapa do Brasil para
     que possam localizá-lo  e pintá-lo.











Terceiro momento: ( história  e português)
         Separar   uma mesa dentro da sala e fazer uma exposição com alguns objetos antigos trazidos pelos próprios alunos. E após observá-los ,  fazer algumas perguntas para recordar o assunto Fontes materiais e iconográficas, perguntar quais eram as fontes matérias e quais eram as fontes iconográficas expostas na mesa, em seguida explicar como cada objeto era usado antigamente.

  2º Dia
  Quarto momento: (matemática e português)
             Apresentação de uma receita do livro Guardados da vovó.
  Retomando a leitura do livro onde se encontra a receita pão de queijo, explorar o gênero e expor na lousa, chamar a atenção dos alunos para a quantidade dos ingredientes usados para fazer o pão de queijo e algumas perguntas serão feitas como: Qual é o dobro do polvilho azedo? Se triplicar a receita quantos ovos será usado? Quantos gramas de queijo faltam para completar meio quilo?  

Quinto momento (ciências, matemática e português)
Apresentar a receita na lousa,  e  propor aos alunos a escrita da receita. Todos copiarão observando cada ingrediente. Será discutida a origem de cada ingrediente usado na receita. Os alunos escolherão uma receita a ser feita na escola e cada um deverá ser sorteado os ingredientes que deverão trazer para sua execução e mãos à massa é hora de realizar a receita, todos os alunos serão convidados a testar na prática a receita que será a mais votada por eles.














Relato de experiência  da professora Alexandra Soares Pereira 3º ano do Centro Educacional Boa Esperança situada em  Táuape  Distrito  de Licínio de Almeida -BA.



            No primeiro dia no 1º momento fiz a introdução do tema:
Seqüência Didática: Investigando fontes históricas através das memórias da vovó, livros Guardados da Vovó de Nye Ribeiro.
 Apresentei a capa do livro para os alunos. Explorei a capa do livro com perguntas. Qual é o nome do livro? Qual é o nome da autora?
··    Quem ilustrou esse livro? Vocês já conheciam outro livro escrito por essa autora? Depois em uma roda com as crianças sentadas no centro da sala fiz o reconto  do livro Guardados da Vovó.

               No segundo momento: Ainda em roda com as crianças sentadas no centro da sala fiz a leitura de alguns trechos, explorando as gravuras e focando nas paisagens das fotos de Minas Gerais. Coloquei no centro da roda o mapa da Bahia onde eles puderam observar o estado de Minas Gerais, sua capital, depois foi entregue a cada aluno um mapa do Brasil para que pudesse localizar e pintar o estado de Minas Gerais.Terceiro momento:Separei em uma mesa dentro da sala e fiz uma exposição com alguns objetos antigos trazidos pelos próprios alunos. E após observarem alguns objetos eu fiz algumas perguntas para recordar o assunto Fontes materiais e iconográficas, perguntei quais eram as fontes matérias e quais eram as fontes iconografias expostas na mesa, em seguida expliquei  como cada objeto era usado antigamente. 



        No 2º Dia  foi feito quarto momento: Apresentei  uma receita do livro Guardados da vovó. Explorei o gênero no qual foi exposto na lousa, chamei a atenção dos alunos para a quantidade dos ingredientes usados para fazer o pão de queijo e algumas perguntas foram feita como: Qual é o dobro do polvilho azedo? Se triplicar a receita quantos ovos seria usado? Quantos gramas de queijo faltam para completar meio quilo? 
No quinto momento:Logo depois de ter apresentado a receita na lousa, foi proposto aos alunos à escrita da receita. Todos copiaram observando cada ingrediente. Foi discutida a origem de cada ingrediente usado na receita. Os alunos participaram com muito entusiasmo e ao final da aula foi feita uma divisão de ingredientes para cada aluno, pois decidimos fazer a receita de pão de queijo.
Para finalizarmos fizemos a receita de pão de queijo, foi uma festa e uma satisfação proporcionar descontração e aprendizado á aquelas crianças, todas ficaram encantadas.
Uh ficou uma delicia!!! o nosso pão de queijo que serviu de lanche na escola, foi maravilhoso aquele momento com resultado mágico e 100 % de satisfação.








   

 



Um comentário:

  1. muito bom trabalhar em sequencia e ótimo tomar parte de seu relato.

    ResponderExcluir