quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DEPOIMENTOS



Contar é muito dificultoso. Não pelos anos que já
se passaram. Mas pela astúcia que tem certas
coisas passadas de fazer balancê, de remexerem
dos lugares. A lembrança da vida da gente se
guarda em trechos diversos; uns com os outros
acho que nem se misturam. Contar seguido,
alinhavado, só mesmo sendo coisas de rasa
importância [...] Tem horas antigas que ficaram 
muito mais perto da gente 
do que outras de recente data.
(GUIMARÃES ROSA).

Contar,contar,contar....eis nossa missão!
 
Esta página contém depoimentos de profissionais ligados à educação ou não,sobre o programa PNAIC implantado em nosso município.



Criar condições para que os estudantes do município de Licínio de Almeida possam superar suas limitações e dificuldades para o alcance das competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem, é a principal tarefa da Secretaria Municipal de Educação. Percebemos no PNAIC o suporte necessário para alavancar o processo de alfabetização das nossas crianças no tempo certo e na idade certa. Aproveito ainda, para parabenizar a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadora Leuce Liliane e as Orientadoras de Estudos  Izabel Santana e Nilza Bonfim pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e em especial aos professores que com dedicação e compromisso cumprem com seu papel de educador.
                          Karla Mychely Teles de Miranda Santana
                                         Secretária Municipal de Educação
                                                    Portaria 002/2013
                                                Licínio de Almeida - BA

“Antes de estar inserida no Pacto Bahia e Pacto Nacional, minha prática pedagógica restringia-se ao tradicionalismo com apego total ao livro didático. Hoje,percebo que o lúdico é uma forma bem mais prazerosa e eficaz na aprendizagem de minhas crianças.Aprendi também que, com o trabalho com projetos e sequencias didáticas podem tornar o ensino bem mais interessante de modo que não fique estanque.
Aprendi, através dos relatos de experiências presentes  nos cadernos de formação, a usar e elaborar aulas utilizando os livros do acervo complementar.” 
                                           
 Professora Solange Bonfim
                                                       Escola Ernesto Geisel
                                                           Educação do campo     




Preocupando-se com uma Educação Pública de Qualidade, o município de Licínio de Almeida-BA, implantou no ano de 2013 o PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização da Idade Certa). Desde então, o programa trouxe vários benefícios para os alunos do 1º, 2º e 3º ano, repercutindo consideravelmente no desenvolvimento de habilidades e competências referentes à cada ano de estudo.

É perceptível, maior preocupação dos professores durante a elaboração e execução dos planejamentos, aulas mais dinâmicas, professores mais preparados, alunos mais interessados e escola mais envolvida no processo de ensino/aprendizagem.

O programa proporcionou muitos avanços, mas, ainda, há muitos desafios. Por isso, é constante a busca pelo equilíbrio, valorização das conquistas e superação das dificuldades, sem perder o foco no aluno. Esse trabalho é feito mediante a sistematização dos dados quantitativos e qualitativos apresentados por cada escola, o que consequentemente gera discussão, orientação e organização de planejamentos pela Secretaria de Educação, gestores, coordenadores, orientadoras de estudo (Izabel e Nilza) e professores, no sentido de  garantir uma educação pública de qualidade e o sucesso de cada aluno.

                                            Leuce   Liliane Silva Gama 
                                          coordenadora municipal do PNAIC


Falar sobre o PNAIC é deixar fluir a maravilhosa aventura do aprender!
Aprender brincando...
Hoje afirmo com convicção que o meu olhar sobre cada aluno é único e minucioso.
Sei que cada um dos 21 educandos ( inclusive dois especiais) possuem suas aptidões e limitações  e é justamente nesse contexto que aplico o que aprendo no PNAIC, lapidando as aptidões e abrangendo as limitações.
A metodologia do programa é de extrema valia, aprendi a “pensar” e elaborar as aulas com mais dinamismo e ludicidade tornando-as assim em momentos únicos de aprendizagem e harmonia.
Não poderia deixar de agradecer as competentes orientadoras Izabel Santana e Nilza Bonfim, que conduzem as formações com habilidade  e muito amor.
Cada formação fortalece o vínculo entre professor-alfabetizador e as formadoras, que além de serem profissionais competentes são grandes amigas de cada um dos alfabetizadores agraciados com o magnífico PNAIC.
Agradeço de coração a todos os envolvidos neste grandioso projeto, sei que a cada formação adquiro maiores conhecimentos e sei que a professora alfabetizadora que sou hoje, serei melhor amanhã e esse crescimento profissional é fruto do PNAIC.
Obrigada a todos!
                                                    Airá Oliveira da Silva Batista
                                            Escola Municipal Antonio Santana
                                                              Professora do 3º ano


Eu Almerita Brito Camelo, professora do ensino fundamental da Escola Municipal Waldeck Ornelas, quero relatar que tenho  aprendido muito durante esse novo ano de 2013 com o projeto Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa.
Pois a  cada momento houve uma nova descoberta,desde os pequenos encontros e a preparação das aulas ,fazendo acontecer e realizando os planos de aula no dia-a-dia.
Como professora  regente dessa turma percebi que as brincadeiras e os jogos são situações favoráveis de aprendizagem que promovem a interação entre as crianças.
Desempenhei um papel fundamental mediando as situações de jogos e criando outros para sistematização dos conhecimentos .
A forma como trabalhei as atividades foram de fundamental importância para ajudar as crianças a aprenderem sua linguagem, seus conhecimentos e desenvolvimento.
Com  as leituras, músicas, cartazes, batalha naval, trava - língua, dramatizações, provérbios, alfabeto móvel, histórias lida e contadas, atividades escritas etc.
Conseguir diferenciar o nível pré-silábico, silábico e silábico alfabético  de cada um dos meus alunos. Descobri  também que no inicio do ano letivo tinha  crianças que não  conheciam a primeira letra do seu próprio nome, e essas  hoje já estão todos lendo pequenas palavras  de maneira correta como por exemplo: casa, feijão, pão, cordeiro e lobo.  Tenho alunos que fazem até leitura de pequenos textos.
Trabalhar com o projeto foi fantástico, apesar de muito trabalho, pois exige muito do professor. Tive também a oportunidade de ler vários livros de autores diferentes o que foi muito bom para o enriquecimento da minha prática pedagógica.
                                           
                                                    Escola Municipal Waldeck Ornelas,
                                                      Almerita Brito Camelo
                                                                professora do 1º ano

     O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal, sendo assim não só envolve a comunidade escolar, mas um todo que se preocupa com o desempenho dos alunos nas atividades escolares realizadas em sala de aula.
         Para mim foi e está sendo um excelente trabalho, pois os meus alunos aprendem e desenvolvem as atividades de forma prazerosa e com isso vejo que eles se interessam mais pela  aula e pelas atividades aplicadas. Atividades estas que surgem efeitos qualitativos.

         Eu como professora alfabetizadora tenho a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensino e como ensino. Para isso, não basta  ser um reprodutor  de  métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à minha prática.

         Estou muito contente com os resultados da minha turma e feliz com os encontros das formadoras Nilza e Izabel, pois elas têm responsabilidade e compromisso com o que faz, sem contar a maneira lúdica de nos transmitir os conteúdos é neste momento que reunimos para estudar os materiais que foram enviados para cada alfabetizador.


                                                      
                                                                      PROFESSORA: RITA DE CÁSSIA NERI AFONSO E SOUZA    

                                                                                             ESCOLA: MUNICIPAL JOÃO XXIII

                                                                                                                  TURMA: 2º ANO      


Está trabalhando o Pacto com a turma do 3º ano. Tem sido muito gratificante, pois tem proporcionado muito conhecimento e momentos maravilhosos de ensino e aprendizagem. Percebo que através das propostas, das atividades , meus alunos tem aprendido de forma prazerosa e gradativa. O material é muito rico e lúdico faz com que as crianças tenham gosto em aprender .A cada encontro para formação são apresentadas propostas interessantes e diferenciadas, e temos a oportunidade de trocar experiências com os colegas ,aumentado a nossa bagagem. Pacto eu tenho orgulho de fazer parte dessa educação de qualidade.
Alexandra Soares Pereira
Professora do 3º ano
Centro Educacional Boa esperança