quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INSTRUMENTO AVALIATIVO E PERFIL DE GRUPO E PLANEJAMENTO PARA SANAR DIFICULDADES APRESENTADAS.





Na segunda  formação, cada professor apresentou o resultado da avaliação e planejou uma atividade para sanar as principais dificuldades apresentadas pelas crianças.este instrumento é muito útil para a diagnose e tomada de decisão para as mediações corretas relacionadas à aprendizagem dos alunos.























Apresentaremos  planos elaborados pelos professores,como sugestão de trabalho apresentado no caderno do Pacto. Um plano,utilizando o livro do MEC, e outro,utilizando a caixa dos dez jogos,já contendo o relato da professora.



PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
Município: Licínio de Almeida-BA
Professoras: Rita de cássia, Raquel, Rosy, Marieta,Adelina, Carminha e Míriam.
 Série : 2º ano
Plano de aula
 Para gostar de ler(Selecionar textos significativos;ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando preconceito de raça sexo, gêneros.

Objetivo: Despertar no aluno o gosto pela a leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem atraente contendo variedades  de gêneros textuais de acordo com a realidade dos alunos. Sentar em círculo e deixar os alunos escolherem  um livro para leitura, sortear um aluno para fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de livros, revistas, jornais etc...

 Roda de leitura e oralidade
Objetivo: Ler o trava-língua e desenvolver a consciência fonológica.
Estratégia: Fazer e expor o cartaz do trava-língua. O que o Cacá quer?( presente no livro Porta Aberta, página 144). Ler  o trava-língua individual e coletivo sem tropeçar.
Cantar o trava-língua no ritmo  “pirulito que bate-bate".
 Recurso: Cartaz com o trava-língua.



Lendo e compreendendo
Objetivo: Ler o trava-língua e identificar  as palavras grafadas com C e Qu.
 Estratégia: Solicitar que circulem as palavras grafadas com C e Qu . Solicitar que pintem os espaços do texto             fonológica das palavras   Cacá, caqui e quer..

Aquisição da escrita:
Objetivo: Completar o trava-língua conforme o modelo e desenvolver a consciência fonológica .
Estratégias: Os alunos deverão escrever as palavras faltosas no texto.
 Recurso: Texto com o trava-língua lacunado, lápis e  borracha.

Escrevendo do seu jeito:
Objetivo: Completar tabelas com palavras com o mesmo som de Cavalo  e cigarra. 
Estratégia: Orientar os alunos a completarem as tabelas do grupo 1 e 2 conforme sugestões da página 145
Solicitar que  liguem as palavras de uma lista, presente na página 145,  com o som de QU e C.
 Recurso: Livro do aluno, lápis e borracha.


 



PLANO DE JOGO–  TURMA DO CAMPO
Professora  Alfabetizadora   Nilzete  Maria de Jesus Silva     Orientadora: Nilza Bonfim
TEMPO PARA GOSTAR DE LER
(Selecionar textos significativos; fazer uso de diferentes gêneros textuais; evitar textos imbuídos de preconceito de raça, sexo, gênero, credo, etc.)
OBJETIVO
Ø  Desenvolver no aluno o gosto de ler e fazer o reconto
ESTRATÉGIA
Levar os alunos a fazerem um círculo em volta do cantinho da leitura.
Ler um dos livros expostos no cantinho.
RECURSO
Livro do cantinho da leitura, a escolha dos alunos.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE
(Mobilização de conhecimentos construídos e desenvolvimento da fala com compreensão)
OBJETIVO
Ø  Formar palavras a partir de outras.
ESTRATÉGIA
Apresentar  jogo Mais UMA e informar a turma que vão participar coletivamente de um jogo
RECURSO
Caixa dos dez jogos e manual de instrução.


LENDO E COMPREENDO
(Apropriação da leitura compreensiva)
OBJETIVO
-Compreender que as sílabas variam quanto ao número de letras.
-Compreender que se acrescentarmos uma letra em uma palavra esta é transformada em outra palavra.
 -Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas.

ESTRATÉGIA
Dividir a turma em duplas e explicar as regras do jogo MAIS UMA. No tapete devem ser espalhadas várias fichas com figuras e fichas com letras. Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.° O primeiro jogador lança o dado. O jogador conduz o pino na trilha , contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado. Se o pino parar em uma casa que não contenha figura/palavra ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador. Se na casa onde o pino parar houver uma figura /palavra o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante a que está na casa da trilha ( as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra ) . Ao encontrar a ficha com a figura /palavra adequada , ele deve identificar qual é a letra que esta faltando na palavra da trilha para formar a palavra correspondente à figura selecionada . Se o jogador acertar a figurae a letra ele permanece na casa onde o pino estava.
O próximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador , e assim sucessivamente até que um dos jogadores chegue ao final da trilha.
- Uma trilha composta de algumas casas em que existem figuras com palavras correspondentes.
- 20 fichas com figuras e seus respectivos nomes.
 - 1 dado.
-4 pinos de cores diferentes.

AQUISIÇÃO DA ESCRITA
(Apropriação do sistema alfabético)
OBJETIVO
Ø  Levar o aluno a reconhecer que palavras diferentes e escrevem com letras semelhantes.
ESTRATÉGIA
Escolher duplas de palavras, como por exemplo, CASA/ASA; COLAR/COLA e fazer  questionamentos a  respeito de suas  semelhanças

RECURSO
Lousa
Giz
        esponja
ESCREVENDO DO SEU JEITO
(Escrita espontânea)
OBJETIVO
Escrever  palavras a partir de um ditadO.
ESTRATÉGIA
Selecionar dentre o grupo de palavras cinco ou seis e fazer um ditado para verificar as possíveis dificuldades de cada. Aluno e fazer  as mediações necessárias.
RECURSO
Caderno de atividade de classe do aluno e lápis.

OBSERVAÇÕES: (Providências a serem tomadas para a organização dos recursos utilizados e do registro do processo de aprendizagem dos alunos: selecionar grupos de alunos para observação diária).




Relatório da aula de jogos
   Durante a aplicação da atividade jogo MAIS UMA, percebi que os alunos ainda estão em processo de alfabetização, mas que não compreendem  os princípios do sistema de4 escrita alfabética, porém  foi necessário explicar todas as regras do jogo.
    Esse jogo foi muito interessante, pois ajudou os alunos a raciocinarem descobrindo que existem semelhanças entre as palavras ,embora se acrescentar ou tirar letras podem formar outras palavras. Além de ser muito importante para uma melhor interação entre as crianças que não dominam  a leitura e nem a escrita
   Com a aplicação desse jogo pude perceber que as crianças conseguiram resgatar conhecimento  de  outras palavras já estudados em sala de aula. Como por exemplos ,o próprio nome, retirando uma palavra de dentro do nome.
Aplicação do jogo MAIS UMA em sala de aula.