Na segunda
formação, cada professor apresentou o resultado da avaliação e planejou
uma atividade para sanar as principais dificuldades apresentadas pelas
crianças.este instrumento é muito útil para a diagnose e tomada de decisão para
as mediações corretas relacionadas à aprendizagem dos alunos.
Apresentaremos
planos elaborados pelos professores,como sugestão de trabalho apresentado no
caderno do Pacto. Um plano,utilizando o livro do MEC, e outro,utilizando a
caixa dos dez jogos,já contendo o relato da professora.
PNAIC-PROGRAMA
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
Município: Licínio de Almeida-BA
Professoras:
Rita de cássia, Raquel, Rosy, Marieta,Adelina, Carminha e Míriam.
Série : 2º
ano
Plano de aula
Para gostar de ler(Selecionar textos
significativos;ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a
faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando preconceito de raça sexo,
gêneros.
Objetivo: Despertar no aluno o gosto pela
a leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem
atraente contendo variedades de gêneros
textuais de acordo com a realidade dos alunos. Sentar em círculo e deixar os
alunos escolherem um livro para leitura,
sortear um aluno para fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de livros,
revistas, jornais etc...
Roda
de leitura e oralidade
Objetivo: Ler o trava-língua e
desenvolver a consciência fonológica.
Estratégia: Fazer e expor o cartaz do trava-língua. O que o Cacá quer?( presente no livro Porta Aberta,
página 144). Ler o trava-língua individual
e coletivo sem tropeçar.
Cantar o trava-língua
no ritmo “pirulito que bate-bate".
Recurso:
Cartaz com o trava-língua.
Lendo e compreendendo
Objetivo:
Ler o
trava-língua e identificar as palavras
grafadas com C e Qu.
Estratégia: Solicitar
que circulem as palavras grafadas com C e Qu . Solicitar que pintem os espaços
do texto fonológica das palavras Cacá, caqui e quer..
Aquisição da escrita:
Objetivo: Completar
o trava-língua conforme o modelo e desenvolver a consciência fonológica .
Estratégias: Os
alunos deverão escrever as palavras faltosas no texto.
Recurso: Texto
com o trava-língua lacunado, lápis e
borracha.
Escrevendo do seu jeito:
Objetivo:
Completar
tabelas com palavras com o mesmo som de Cavalo
e cigarra.
Estratégia:
Orientar os alunos a completarem as tabelas do grupo 1 e 2 conforme sugestões
da página 145
Solicitar que liguem as palavras de uma lista, presente na
página 145, com o som de QU e C.
Recurso: Livro
do aluno, lápis e borracha.
PLANO DE JOGO–
TURMA DO CAMPO
Professora Alfabetizadora Nilzete
Maria de Jesus Silva
Orientadora: Nilza Bonfim
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TEMPO
PARA GOSTAR DE LER
(Selecionar
textos significativos; fazer uso de diferentes gêneros textuais; evitar
textos imbuídos de preconceito de raça, sexo, gênero, credo, etc.)
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OBJETIVO
Ø Desenvolver no aluno o gosto de
ler e fazer o reconto
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ESTRATÉGIA
Levar os alunos a
fazerem um círculo em volta do cantinho da leitura.
Ler um dos livros expostos
no cantinho.
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RECURSO
Livro do cantinho
da leitura, a escolha dos alunos.
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RODA
DE LEITURA E ORALIDADE
(Mobilização de
conhecimentos construídos e desenvolvimento da fala com compreensão)
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OBJETIVO
Ø
Formar palavras a partir de outras.
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ESTRATÉGIA
Apresentar jogo Mais UMA e informar a turma que vão
participar coletivamente de um jogo
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RECURSO
Caixa dos dez jogos e manual de
instrução.
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LENDO
E COMPREENDO
(Apropriação
da leitura compreensiva)
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OBJETIVO
-Compreender que as sílabas variam quanto ao
número de letras.
-Compreender que se acrescentarmos uma letra em
uma palavra esta é transformada em outra palavra.
-Comparar
palavras identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas.
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ESTRATÉGIA
Dividir a turma em duplas e
explicar as regras do jogo MAIS UMA. No tapete devem ser espalhadas várias
fichas com figuras e fichas com letras. Quem tirar mais pontos no dado começa
o jogo.° O primeiro jogador lança o dado. O jogador conduz o pino na trilha ,
contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado. Se
o pino parar em uma casa que não contenha figura/palavra ele permanece na
casa e passa a jogada para o próximo jogador. Se na casa onde o pino parar
houver uma figura /palavra o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja
palavra é semelhante a que está na casa da trilha ( as duas palavras se
diferenciam quanto a uma letra ) . Ao encontrar a ficha com a figura /palavra
adequada , ele deve identificar qual é a letra que esta faltando na palavra
da trilha para formar a palavra correspondente à figura selecionada . Se o
jogador acertar a figurae a letra ele permanece na casa onde o pino estava.
O próximo jogador joga o dado e
repete os procedimentos do primeiro jogador , e assim sucessivamente até que
um dos jogadores chegue ao final da trilha.
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- Uma trilha composta de algumas casas em que
existem figuras com palavras correspondentes.
- 20
fichas com figuras e seus respectivos nomes.
- 1 dado.
-4
pinos de cores diferentes.
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AQUISIÇÃO
DA ESCRITA
(Apropriação
do sistema alfabético)
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OBJETIVO
Ø Levar o aluno a reconhecer que
palavras diferentes e escrevem com letras semelhantes.
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ESTRATÉGIA
Escolher duplas de palavras,
como por exemplo, CASA/ASA; COLAR/COLA e fazer questionamentos a respeito de suas semelhanças
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RECURSO
Lousa
Giz
esponja
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ESCREVENDO
DO SEU JEITO
(Escrita
espontânea)
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OBJETIVO
Escrever palavras a partir de um ditadO.
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ESTRATÉGIA
Selecionar dentre o grupo de
palavras cinco ou seis e fazer um ditado para verificar as possíveis
dificuldades de cada. Aluno e fazer as
mediações necessárias.
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RECURSO
Caderno de atividade de classe do
aluno e lápis.
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OBSERVAÇÕES:
(Providências a serem tomadas para a organização dos recursos utilizados e do
registro do processo de aprendizagem dos alunos: selecionar grupos de alunos
para observação diária).
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Relatório da aula de jogos
Durante a
aplicação da atividade jogo MAIS UMA, percebi que os alunos ainda estão em
processo de alfabetização, mas que não compreendem os princípios do sistema de4 escrita alfabética,
porém foi necessário explicar todas as
regras do jogo.
Esse jogo
foi muito interessante, pois ajudou os alunos a raciocinarem descobrindo que
existem semelhanças entre as palavras ,embora se acrescentar ou tirar letras
podem formar outras palavras. Além de ser muito importante para uma melhor
interação entre as crianças que não dominam
a leitura e nem a escrita
Com a
aplicação desse jogo pude perceber que as crianças conseguiram resgatar
conhecimento de outras palavras já estudados em sala de aula.
Como por exemplos ,o próprio nome, retirando uma palavra de dentro do nome.
Aplicação do jogo MAIS UMA em
sala de aula.
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