terça-feira, 1 de outubro de 2013

Relatos de experiencia e planos de aula com jogos do 1º ano profª Lindinalva

  o uso de jogos  na sala de aula é de grande importância, pois  proporciona uma forma de aprendizagem mais agradável além de ajudar no desenvolvimento de várias áreas importantes na vida de uma criança. Disponibilizamos aqui  alguns planos e relatos de professores que realizaram essa prática durante os planejamentos nas formações do PNAIC.

Plano de aula e relato de experiência da professora Lindinalva que leciona no 1º ano do ensino fundamental 1.




PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
ESCOLA: Municipal Pingo de Gente                         Município: Licínio de Almeida-BA
Professora: Lindinalva  Marques da silva Ribeiro                 Série : 1º ano
Plano de aula
 Para gostar de ler(Selecionar textos significativos;ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando preconceito de raça sexo, gêneros.
Objetivo: Despertar o interesse e gosto  pela leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem atraente contendo variedades  de gêneros textuais de acordo com a realidade dos alunos. Sentar em círculo e deixar os alunos escolherem  um livro para leitura, sortear um aluno para fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de livros,revistas, jornais etc...
Roda de leitura e oralidade
Objetivo: Divertir e estimular a concentração, e o raciocínio dos alunos.
Estratégia: Explicar as regras do jogo que será trabalhado na sala de aula. (jogo A Batalha Naval com perguntas de português, matemática e ciências).
Recurso:Tabuleiro feito com papel metro ou TNT e dois dados um com letras e outro com números.
Lendo e compreendendo
Objetivo: Compreender de forma lúdica , as regras do jogo (A Batalha Naval com várias perguntas de português, ciências  e matemática).
Estratégia: Fazer a leitura do texto da brincadeira “vamos passear no bosque” e em seguida dramatizar a brincadeira escolhendo um aluno para ser o lobo e os demais cantarão as estrofes da musica e o lobo responde usando os objetos de acordo com a música terminado a brincadeira o próximo passo é   dividir toda classe em duplas e cada dupla terá sua chance de jogar  o dado e responder as perguntas que estará relacionada ao sorteio dos dados.Ex:A3;B2;F6 e assim sucessivamente. Nessa  hora deve interpretar o texto com as perguntas a serem usadas   no jogo e que deve está dentro do envelopes aproveitando também para fazer perguntas relacionadas com o jogo e que trabalhe as disciplinas de ciências, matemática e língua portuguesa.
Recurso: Tabuleiro para o jogo batalha naval, envelopes com perguntas e dois dados um com as letras e outro com números.
Aquisição da escrita
Objetivo: compreender a importância de revisar a escrita de palavras, observando  as regularidades sonoras fazendo a leitura coletiva.
Estratégias: Leitura de algumas perguntas.
Recurso: Envelopes com perguntas.
Escrevendo do seu jeito
Objetivo: Escrita espontânea de palavras  relacionadas as perguntas das disciplinas trabalhadas.
Estratégia: Fazer a leitura de algumas perguntas, pedir aos alunos para registrar as respostas  no caderno .
Recurso: caderno do aluno, lápis e borracha.

Relatório de Experiência
                 Iniciei  a aula pelo momento da leitura deleite onde os alunos adoram sentar em circulo e fazer a roda da leitura onde aqui chamamos esse momento de tempo para gostar de ler o qual permite as crianças manusearem os diversos gêneros textuais e também nessa hora escolhi um aluno para fazer a leitura e os demais presentes apreciaram esse momento deleite. E dando continuidade as atividades planejadas para esse dia que foi um jogo trabalhei o Jogo Batalha Naval  envolvendo as disciplinas Português , Matemática e Ciências. Foi gratificante observar o interesse que os alunos tiveram de participar da brincadeira e fiz também  uma reflexão teórica sobre o uso de jogos na sala de aula, suas possibilidades como estratégias de ensino, onde podem ser utilizados conhecimentos, treinar  habilidades já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico.
                 Escolhi a Batalha Naval por um jogo que permite desenvolver várias habilidades e comecei por fazer a leitura coletiva com os alunos do texto da brincadeira “vamos passear no bosque” e em seguida os mesmos dramatizaram a brincadeira escolhendo um aluno para ser o lobo e os demais cantaram as estrofes da musica e fazendo perguntas ao lobo que responde na ordem  das perguntas e usando os objetos para fazer a demonstração de  acordo com a música  e quando  termina a brincadeira o próximo passo foi   dividir toda classe em duplas e cada dupla teve a  sua chance de tirar par ou impar, jogar  o dado e em seguida  responder as perguntas relacionadas aos conteúdos trabalhados na brincadeira . Ex:A3;B2;F6 e assim sucessivamente. Nessa  hora deve interpretar o texto com as perguntas a serem usadas   no jogo e que deve está dentro do envelopes aproveitando também para fazer perguntas relacionadas com o jogo e que trabalhe as disciplinas de ciências, matemática e língua portuguesa explorado os eixos da escrita , Leitura, oralidade e escrita.

               Os jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e ou trabalho em equipe. Destacam-se os jogos como um recurso a mais a ser construído e explorado com os alunos, vindo a somar positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Utilizados de forma adequada e com mediações por parte dos educadores, com certeza, acrescentam-se à educação como mais um agente transformador, enriquecendo as aulas de forma divertida e animada, pois brincando também se aprende e é muito mais prazeroso.

                Busquei ainda uma maior integração entre as duplas dos jogos, com o objetivo de aliar o prazer de jogar, com as melhores práticas educativas, transformando a criança de hoje, em um adulto que saiba trabalhar em equipe, ganhar e perder e que sinta prazer no que faz.  Era notável a vontade que os alunos tinham  de participar da brincadeira e  também de aprender.Foi uma atividade prazerosa e significativa onde pude observar a aprendizagem dos meus alunos em e em quais conteúdos tinha dificuldade e quais dominavam com facilidade .













 

Um comentário:

  1. Parabéns Lindinalva, sua aula é um exemplo de que é possível fazer diferente e assim fazendo podemos alcançar aprendizagem significativa para o aluno.
    Parabéns continue neste caminho.

    ResponderExcluir