o uso de jogos na sala de aula é de
grande importância, pois proporciona uma
forma de aprendizagem mais agradável além de ajudar no desenvolvimento de
várias áreas importantes na vida de uma criança. Disponibilizamos aqui alguns planos e relatos de professores que realizaram essa prática durante os planejamentos nas formações do PNAIC.
Plano de aula e relato de experiência da professora Lindinalva que leciona no 1º ano do ensino fundamental 1.
Os jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e ou trabalho em equipe. Destacam-se os jogos como um recurso a mais a ser construído e explorado com os alunos, vindo a somar positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Utilizados de forma adequada e com mediações por parte dos educadores, com certeza, acrescentam-se à educação como mais um agente transformador, enriquecendo as aulas de forma divertida e animada, pois brincando também se aprende e é muito mais prazeroso.
Busquei ainda uma maior integração entre as duplas dos jogos, com o objetivo de aliar o prazer de jogar, com as melhores práticas educativas, transformando a criança de hoje, em um adulto que saiba trabalhar em equipe, ganhar e perder e que sinta prazer no que faz. Era notável a vontade que os alunos tinham de participar da brincadeira e também de aprender.Foi uma atividade prazerosa e significativa onde pude observar a aprendizagem dos meus alunos em e em quais conteúdos tinha dificuldade e quais dominavam com facilidade .
Plano de aula e relato de experiência da professora Lindinalva que leciona no 1º ano do ensino fundamental 1.
PNAIC-PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
ESCOLA:
Municipal Pingo de Gente Município: Licínio de
Almeida-BA
Professora:
Lindinalva Marques da silva Ribeiro Série : 1º ano
Plano de aula
Para gostar de ler(Selecionar textos
significativos;ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a
faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando preconceito de raça sexo,
gêneros.
Objetivo: Despertar o interesse e gosto pela leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem atraente
contendo variedades de gêneros textuais
de acordo com a realidade dos alunos. Sentar em círculo e deixar os alunos
escolherem um livro para leitura,
sortear um aluno para fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de
livros,revistas, jornais etc...
Roda de leitura e oralidade
Objetivo: Divertir e estimular a concentração, e
o raciocínio dos alunos.
Estratégia: Explicar as regras do jogo que será
trabalhado na sala de aula. (jogo A Batalha Naval com perguntas de português, matemática
e ciências).
Recurso:Tabuleiro feito com papel metro ou TNT e
dois dados um com letras e outro com números.
Lendo e compreendendo
Objetivo: Compreender de forma lúdica , as regras
do jogo (A Batalha Naval com várias perguntas de português, ciências e matemática).
Estratégia: Fazer a leitura do texto da brincadeira
“vamos passear no bosque” e em seguida dramatizar a brincadeira escolhendo um
aluno para ser o lobo e os demais cantarão as estrofes da musica e o lobo
responde usando os objetos de acordo com a música terminado a brincadeira o
próximo passo é dividir toda classe em
duplas e cada dupla terá sua chance de jogar
o dado e responder as perguntas que estará relacionada ao sorteio dos
dados.Ex:A3;B2;F6 e assim sucessivamente. Nessa hora deve interpretar o texto com as perguntas
a serem usadas no jogo e que deve está dentro do envelopes
aproveitando também para fazer perguntas relacionadas com o jogo e que trabalhe
as disciplinas de ciências, matemática e língua portuguesa.
Recurso: Tabuleiro para o jogo batalha naval, envelopes
com perguntas e dois dados um com as letras e outro com números.
Aquisição da escrita
Objetivo: compreender a importância de revisar a
escrita de palavras, observando as
regularidades sonoras fazendo a leitura coletiva.
Estratégias:
Leitura de algumas perguntas.
Recurso: Envelopes com perguntas.
Escrevendo do
seu jeito
Objetivo: Escrita espontânea de palavras relacionadas as perguntas das disciplinas
trabalhadas.
Estratégia: Fazer a leitura de algumas perguntas,
pedir aos alunos para registrar as respostas
no caderno .
Recurso: caderno do aluno, lápis e borracha.
Relatório de Experiência
Iniciei a aula pelo momento da leitura deleite onde
os alunos adoram sentar em circulo e fazer a roda da leitura onde aqui chamamos
esse momento de tempo para gostar de ler o qual permite as crianças manusearem
os diversos gêneros textuais e também nessa hora escolhi um aluno para fazer a
leitura e os demais presentes apreciaram esse momento deleite. E dando
continuidade as atividades planejadas para esse dia que foi um jogo trabalhei o
Jogo Batalha Naval envolvendo as
disciplinas Português , Matemática e Ciências. Foi gratificante observar o
interesse que os alunos tiveram de participar da brincadeira e fiz também uma reflexão teórica sobre o uso de jogos na sala
de aula, suas possibilidades como estratégias de ensino, onde podem ser
utilizados conhecimentos, treinar habilidades
já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de
raciocínio lógico.
Escolhi a Batalha Naval por um
jogo que permite desenvolver várias habilidades e comecei por fazer a leitura
coletiva com os alunos do texto da brincadeira “vamos passear no bosque” e em
seguida os mesmos dramatizaram a brincadeira escolhendo um aluno para ser o
lobo e os demais cantaram as estrofes da musica e fazendo perguntas ao lobo que
responde na ordem das perguntas e usando
os objetos para fazer a demonstração de
acordo com a música e quando termina a brincadeira o próximo passo
foi dividir toda classe em duplas e
cada dupla teve a sua chance de tirar
par ou impar, jogar o dado e em seguida responder as perguntas relacionadas aos
conteúdos trabalhados na brincadeira . Ex:A3;B2;F6 e assim sucessivamente.
Nessa hora deve interpretar o texto com
as perguntas a serem usadas no jogo e
que deve está dentro do envelopes aproveitando também para fazer perguntas
relacionadas com o jogo e que trabalhe as disciplinas de ciências, matemática e
língua portuguesa explorado os eixos da escrita , Leitura, oralidade e escrita.
Os jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico, quando usados pedagogicamente, auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e ou trabalho em equipe. Destacam-se os jogos como um recurso a mais a ser construído e explorado com os alunos, vindo a somar positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Utilizados de forma adequada e com mediações por parte dos educadores, com certeza, acrescentam-se à educação como mais um agente transformador, enriquecendo as aulas de forma divertida e animada, pois brincando também se aprende e é muito mais prazeroso.
Busquei ainda uma maior integração entre as duplas dos jogos, com o objetivo de aliar o prazer de jogar, com as melhores práticas educativas, transformando a criança de hoje, em um adulto que saiba trabalhar em equipe, ganhar e perder e que sinta prazer no que faz. Era notável a vontade que os alunos tinham de participar da brincadeira e também de aprender.Foi uma atividade prazerosa e significativa onde pude observar a aprendizagem dos meus alunos em e em quais conteúdos tinha dificuldade e quais dominavam com facilidade .
Parabéns Lindinalva, sua aula é um exemplo de que é possível fazer diferente e assim fazendo podemos alcançar aprendizagem significativa para o aluno.
ResponderExcluirParabéns continue neste caminho.