terça-feira, 1 de outubro de 2013

Relato de experienciada da professora Luciene 3ª ano e plano de aula com jogos



Escola Municipal Antonio Santana.
Município: Licínio de Almeida-BA.
Pofª:Luciene dos Santos Baleeiro
Orientadora de Estudo Izabel Santana
3º ano matutino
Plano de aula
 Para gostar de ler(Selecionar textos significativos;ter cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a faixa etária e conteúdos das mensagens, evitando preconceito de raça sexo, gêneros.
Objetivo: Despertar o interesse e gosto  pela leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem atraente contendo variedades  de gêneros textuais de acordo com a realidade dos alunos. Sentar em círculo e deixar os alunos escolherem  um livro para leitura, sortear um aluno para fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de livros,revistas, jornais etc...
Roda de leitura e oralidade
Objetivo: Divertir e estimular a concentração, e o raciocínio dos alunos.
Estratégia: Explicar as regras do jogo que será trabalhado na sala de aula. (jogo Stop com atividades que trabalhe as disciplinas de português, matemática e ciências).
Recurso: Cartelas do jogo impressas.
 Lendo e compreendendo
Objetivo: Compreender de forma lúdica, as regras do jogo ( STOP com várias   palavras e a pontuação combinada para acerto ou empate nas respostas  português, ciências  e matemática).
Estratégia:. No primeiro momento do jogo, dividir a turma em dupla e em seguida distribui a cartela do jogo para cada dupla.
      Combinar com a turma que eles teriam 5 minutos para escrever os nomes com as letras indicadas na cartela, preenchendo todos os campos semânticos com a letra estabelecida.
     Quando deu o tempo de 5 minutos, gritei STOP onde todos tinham que parar de escrever e começar a contagem, quantas palavras conseguiram escrever.

Regras
1.      Explicar as regras do jogo.
2.      Dividir a turma em Duplas e entregar as cartelas para cada dupla.
3.      Escrever as palavras de acordo com as letras indicadas nas cartelas.
4.      O aluno terá um tempo de 5 minutos para a realização de cada palavras.
5.      O professor gritará STOP, os alunos deverão parar.
6.      Verificar se as palavras estão escritas corretamente.
7.      Fazer a contagem dos pontos.
8.      Vencerá a dupla que tiver mais pontos.
Recurso: cartelas para cada dupla.
Aquisição da escrita
Objetivo: compreender a importância de revisar a escrita de palavras, observando  as regularidades sonoras fazendo a leitura coletiva.
Estratégias: Leitura das palavras escrita das mesmas  soma da pontuação alcançada por cada aluno fazer as comparações por exemplos quantos alunos fizeram a mesma quantidade de pontos? Quantos alunos fizeram mais pontos? Quantos alunos fizeram menos pontos? E outras possibilidades escrita ortográfica das palavras e etc.
Recurso: Envelopes com perguntas.
Escrevendo do seu jeito
Objetivo: Escrita espontânea de palavras  relacionadas as perguntas das disciplinas trabalhadas.
Estratégia: Fazer o ditado de algumas palavras e pedir aos alunos para registrar as no caderno e em seguida construir frases com as mesmas.
Recurso: caderno do aluno, lápis e borracha.
JOGO STOP
LETRAS
NOMES DE PESSOAS
NOMES DE ANIMAIS
NOMES DE FRUTAS
NOMES DE CIDADES
PONTOS
L





G





B





M





A






RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS

          Inicie a aula da seguinte forma  no primeiro momento do jogo, dividir a turma em dupla e em seguida distribuir a cartela do jogo para cada dupla.explicando que aula hoje seria divertida pois iríamos aprender brincando,combinei com a turma que eles teriam 5 minutos para escrever os nomes com as letras indicadas na cartela, preenchendo todos os campos semânticos com a letra estabelecida. Li as regras do jogo Stop e Expliquei as regras do mesmo que seria escrever as palavras de acordo com as letras indicadas nas cartelas e que cada um teria um tempo de 5 minutos para a realização d a escrita cada palavra e ver Verificar se as palavras estão escritas corretamente.Quando deu o tempo de 5 minutos, gritei STOP onde todos tinham que parar de escrever e começar a contagem, quantas palavras conseguiram escrever. E que venceria a dupla que fizessem mais pontos por tanto os alunos tinham que se esforçar para escrever palavras diferentes do colega.
Foi muito interessante pois além de brincar e divertir os alunos puderam desenvolver as suas habilidades em língua portuguesa como a escrita,leitura e a oralidade pois feita também a analise estrutural e fonológica das palavras trabalhadas no jogo, e em  matemática foi possível trabalhar cálculos  e comparações com o numero de pontos escrever números por extenso  e em ciências os alunos identificaram nomes de animais e alimentos, vegetais fizeram uma lista temática com as palavras que apareceram no decorrer do jogo.
    Vi que todos os alunos dominaram o jogo com sucesso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário