Escola Municipal Antonio Santana.
Município: Licínio de Almeida-BA.
Pofª:Luciene dos Santos Baleeiro
Orientadora de Estudo Izabel Santana
Orientadora de Estudo Izabel Santana
3º ano matutino
Plano de aula
Para
gostar de ler(Selecionar textos significativos;ter cuidado na escolha dos
gêneros, verificando a adequação a faixa etária e conteúdos das mensagens,
evitando preconceito de raça sexo, gêneros.
Objetivo: Despertar o interesse e gosto
pela leitura.
Estratégia: Organizar um espaço bem atraente contendo variedades de gêneros textuais de acordo com a realidade
dos alunos. Sentar em círculo e deixar os alunos escolherem um livro para leitura, sortear um aluno para
fazer a leitura para a turma no momento deleite..
Recurso: Tapete e variedades de livros,revistas, jornais etc...
Roda de leitura e
oralidade
Objetivo: Divertir e estimular a concentração, e o raciocínio dos alunos.
Estratégia: Explicar as regras do jogo que será trabalhado na sala de aula. (jogo
Stop com
atividades que trabalhe as disciplinas de
português, matemática e ciências).
Recurso: Cartelas
do jogo impressas.
Lendo e
compreendendo
Objetivo: Compreender de forma lúdica, as regras do jogo ( STOP com várias palavras e a pontuação combinada para acerto
ou empate nas respostas português, ciências e
matemática).
Estratégia:. No primeiro momento do jogo, dividir a
turma em dupla e em seguida distribui a cartela do jogo para cada dupla.
Combinar
com a turma que eles teriam 5 minutos para escrever os nomes com as letras
indicadas na cartela, preenchendo todos os campos semânticos com a letra
estabelecida.
Quando
deu o tempo de 5 minutos, gritei STOP onde todos tinham que parar de escrever e
começar a contagem, quantas palavras conseguiram escrever.
Regras
1. Explicar
as regras do jogo.
2. Dividir
a turma em Duplas e entregar as cartelas para cada dupla.
3. Escrever
as palavras de acordo com as letras indicadas nas cartelas.
4. O
aluno terá um tempo de 5 minutos para a realização de cada palavras.
5. O
professor gritará STOP, os alunos deverão parar.
6. Verificar
se as palavras estão escritas corretamente.
7. Fazer
a contagem dos pontos.
8. Vencerá
a dupla que tiver mais pontos.
Recurso: cartelas para
cada dupla.
Aquisição da escrita
Objetivo: compreender a importância de revisar a escrita de palavras,
observando as regularidades sonoras fazendo
a leitura coletiva.
Estratégias: Leitura das palavras escrita das mesmas soma da pontuação alcançada por cada aluno
fazer as comparações por exemplos quantos alunos fizeram a mesma quantidade de
pontos? Quantos alunos fizeram mais pontos? Quantos alunos fizeram menos
pontos? E outras possibilidades escrita ortográfica das palavras e etc.
Recurso: Envelopes com perguntas.
Escrevendo do seu jeito
Objetivo: Escrita espontânea de palavras
relacionadas as perguntas das disciplinas trabalhadas.
Estratégia: Fazer o ditado de algumas palavras e pedir aos alunos para registrar
as no caderno e em seguida construir frases com as mesmas.
Recurso: caderno do aluno, lápis e borracha.
JOGO STOP
LETRAS
|
NOMES DE PESSOAS
|
NOMES DE ANIMAIS
|
NOMES DE FRUTAS
|
NOMES DE CIDADES
|
PONTOS
|
L
|
|||||
G
|
|||||
B
|
|||||
M
|
|||||
A
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS
Inicie a aula da
seguinte forma no primeiro momento do jogo, dividir a turma
em dupla e em seguida distribuir a cartela do jogo para cada dupla.explicando
que aula hoje seria divertida pois iríamos aprender brincando,combinei com a
turma que eles teriam 5 minutos para escrever os nomes com as letras indicadas
na cartela, preenchendo todos os campos semânticos com a letra estabelecida. Li
as regras do jogo Stop e Expliquei as regras do mesmo que seria escrever as
palavras de acordo com as letras indicadas nas cartelas e que cada um teria um
tempo de 5 minutos para a realização d a escrita cada palavra e ver Verificar
se as palavras estão escritas corretamente.Quando deu o tempo de 5 minutos,
gritei STOP onde todos tinham que parar de escrever e começar a contagem,
quantas palavras conseguiram escrever. E que venceria a dupla que fizessem mais
pontos por tanto os alunos tinham que se esforçar para escrever palavras
diferentes do colega.
Foi muito interessante
pois além de brincar e divertir os alunos puderam desenvolver as suas
habilidades em língua portuguesa como a escrita,leitura e a oralidade pois
feita também a analise estrutural e fonológica das palavras trabalhadas no
jogo, e em matemática foi possível
trabalhar cálculos e comparações com o
numero de pontos escrever números por extenso e em ciências os alunos identificaram nomes de
animais e alimentos, vegetais fizeram uma lista temática com as palavras que
apareceram no decorrer do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário